Menu

Reeleição para deputado estadual será uma das mais difíceis

Ao extinguir a proliferação dos chamados “partidos nanicos”, proibir as coligações proporcionais e reduzir o número de concorrentes a partir de 2018, a lei eleitoral trouxe obstáculos extras para a reeleição de deputados estaduais. Alguns partidos também já deram ultimato aos que usaram a legenda na eleição passada para que procurem outra sigla, deixando o caminho livre para os novatos.


Um dos principais desafios enfrentados pelos atuais deputados é a relutância de outros candidatos em compor uma chapa ao lado de deputados que já possuem grande estrutura de gabinete, cargos no governo e acesso a vultuosas emendas parlamentares, no valor de R$ 5 milhões por ano.


Esse desequilíbrio de recursos e influência afasta possíveis aliados, obrigando a formação do chamado “chapão da morte”. O governo prevê, por exemplo, que a Federação PP/União Brasil terá de 14 a 16 deputados na chapa para garantir a reeleição de dez ou doze.


“Um novo ano começa, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.” (desconhecido)


. Por falar em sonhos, tem muita gente sonhando em chegar à Assembleia Legislativa e a Câmara Federal; atuais que se cuidem.


Não ter mandato e estar em um partido sem deputados na chapa simplifica muito a eleição de novos parlamentares, mesmo com poucos recursos e estrutura limitada.


 . Como se diz entre os políticos:


Vencer uma eleição é fácil; o difícil é permanecer no poder.


. O deputado Pedro Longo decidiu concorrer a uma vaga na Câmara Federal; contudo, ele e outros enfrentam grande dificuldade por dependerem de um partido capaz de reunir uma legenda com 50 mil votos necessários para eleger o primeiro candidato.


. Ao exonerar cargos comissionados de um parlamentar da sua base, o Palácio Rio Branco manda um recado duro a todos:


. “Quem não é por nós é contra nós” – será tratado como inimigo político.


. Consta que o torniquete vai funcionar!


. Experientes, os senadores Márcio Bittar (PL) e Sérgio Petecão (PSD) não antecipam o processo eleitoral.


. Já dizia Salomão: Há tempo certo para tudo!


. Dr. Naldo não deve presumir que quem lhe dá pilha nas redes sociais votará nele em uma eventual candidatura; muitos apenas aumentam seu valor de mercado para outros candidatos.


. Moradores de Epitaciolândia enviando à COLUNA vídeos e fotografias do lixo não recolhido há dias pela prefeitura.


. Barbaridade, tchê! A situação é crítica!


. Relatam atrasos ou pagamentos parciais de salários.


. Com a palavra o prefeito Sérgio Lopes (PL).


. E a tal da ponte entre Epitaciolândia que não sai…


. Os apoiadores do senador Alan Rick (Republicanos) não se enganem com Cruzeiro do Sul; quando a tropa de choque entra em campo o estrago no roçado é grande.


. Jéssica Sales que o diga!


. Bom dia e feliz Ano Novo (agora sim).