Blog do Crica

Enganado por Santo Antônio

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O MDB entrou em 2026 como aquele noivo que em 2025 recebeu a promessa de Santo Antônio – o santo casamenteiro – que iria casar, foi para o altar da igreja e a noiva prometida não apareceu para o casório. Aliás, essa propalada aliança entre o presidente do MDB, Vagner Sales, com o grupo governista, que se arrastou por todo ano passado com promessas da vice-governadora Mailza Assis de estarem no mesmo palanque na disputa do governo, virou uma brincadeira de cabra-cega. O MDB diz que a aliança só depende da Mailza Assis marcar a data do evento; enquanto a Mailza e o seu pessoal fazem ouvido de mercador. O MDB, um partido com história, com mais de cem mil votos na última eleição municipal; com os segundos mais votados para prefeito em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, o Marcus Alexandre e a Jéssica Sales, os dois maiores colégios eleitorais do estado, se apequena quando aceita ser tratado com desdém e ficar à mercê das vontades e dos humores do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis. É uma situação deprimente para um partido com o passado político do MDB. O presidente Vagner Sales precisa se espelhar no velho ditado: ao Rei e à Rainha tudo, menos a honra. O MDB virou um mamulengo do grupo palaciano. Uma situação melancólica.


ACABOU PARA A POLÍTICA


O grupo bolsonarista ameaçou parar o Brasil em 2025, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse condenado e preso. Nada aconteceu, o que mostra que o Bolsonaro não é mais o mito, não é perspectiva de poder, e é a história do Rei morto, Rei posto. As manifestações populares fracassaram. Ele está preso e inelegível. Bolsonaro passou a ser mais um na multidão dos ex-presidentes do Brasil. Assim é a política.


NÃO ME ALEGRO


Eu passo bem longe das idéias malucas e de defensor da ditadura militar que flagelou o País, que marcam a imagem e as ações do presidente Bolsonaro. Mas não me somo às comemorações de setores de esquerda e aos memes com o seu quadro frágil de saúde, como se isso fosse uma invenção da direita e da família. A sua saúde está sim fragilizada e isso não é motivo para se comemorar. Não enalteço nunca a desgraça alheia. Cada um na vida trilhe seu caminho e cumpra seu destino. Vai chegar um momento que não mais lhe poderá ser negada a prisão domiciliar devido sua idade e a saúde frágil. Como aconteceu com o General Heleno e com o ex-presidente Fernando Collor.


ONDE FICA A MORAL?


Os nossos parlamentares federais, além de terem sequestrado uma bela fatia do orçamento federal com um Fundo Eleitoral bilionário; agora, na maior cara de pau querem desenterrar as emendas secretas, aquelas que não tinham transparência na sua aplicação. E essa mesma turma é a que arrota moralidade para pedir CPIs contra o governo federal e impeachment de ministros do STF. Falta moral.


PRECISA SE RECUPERAR


Escuto até de deputados da região que lhe apoiaram na eleição, que a gestão do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, não atravessa um bom momento popular. Tem tempo para se recuperar e chegar na eleição deste ano como forte cabo-eleitoral.


NÃO TERÁ PROBLEMA


As recentes declarações do vice-prefeito Alysson Bestene de que apoiará a candidatura de Tião Bocalom ao governo deixa o prefeito tranquilo. Mas, quando começar a campanha terá que pedir afastamento do PP, que apoiará Mailza Assis (PP) para governadora.


PROBLEMA SÉRIO


A má prestação de serviço da RICO, empresa de transporte público, à população, com uma frota de sucatas, é um assunto que está prejudicando a imagem do prefeito Tião Bocalom. Virou normal todos os dias se deparar com ônibus quebrados. Diria que a RICO é hoje o calcanhar de Aquiles da gestão do Bocalom, e pode ter reflexo na sua campanha a governador. Não dá para contemporizar com a RICO.


MAIS DIFÍCIL


Com o Jorge Viana como candidato a senador já não será fácil a federação dos partidos de esquerda eleger um deputado federal; caso resolva não ser candidato, essa meta fica mais difícil e distante. A chapa de federal da esquerda citada até aqui, é fraquinha.


BOA FONTE PETISTA


O senador Sérgio Petecão (PSD) revelou ao BLOG ter ouvido do líder do governo Lula no Senado, senador Jaques Wagner (PT), de que o Jorge Viana (PT) não será candidato a senador em 2026. A revelação foi como uma música agradável para o Petecão. Este é um assunto que está mexendo no quadro de candidatos ao Senado. JV vem aparecendo bem nas pesquisas.


ENGANADO COM A COR DA CHITA


O ex-prefeito James Gomes é um hábil articulador político, mas está enganado se pensa que eleger seu sobrinho Eduardo Gomes apenas com os votos de Senador Guiomard, será o mesmo que empurrar bêbado em ladeira. Terá que buscar votos fora de Senador Guiomard ou vai fracassar.


FACA NO PESCOÇO


O presidente do Republicanos, deputado federal Roberto Duarte, está deixando claro aos que querem ser candidatos a deputado estadual pelo partido, a obrigação de apoiar a sua reeleição. Não está montando uma chapa para o Republicanos, mas para inflar o seu ego político. Ouvi reclamações neste sentido até dentro do seu grupo político. É na base da faca no pescoço.


NÃO PASSARÁ O PANO


Uma boa fonte revelou ontem ao BLOG que não será passado o pano nos membros da base do governo na ALEAC, que não quiserem apoiar a Mailza Assis a governadora. É no tom ou está comigo, ou a porta é serventia da casa. É a velha história: quem come do meu pirão, pode provar do meu cinturão. A decisão é extensiva aos secretários que não fizerem política.


INDEPENDENTE DE ALIANÇA


Pelo que tenho escutado de figuras importantes do MDB, a médica Jéssica Sales (MDB) será candidata ao Senado seja ou não o partido aliado ao grupo do governo Cameli.


GESTOR DE MÃO CHEIA


Jorge Viana (PT), que conseguiu ser um bom governador e um bom prefeito da capital; mostrou no comando da APEX ser um gestor de mão cheia. Deu projeção internacional e nacional à empresa, que recebeu sucateada do governo do Bolsonaro. Esse mérito não lhe pode ser tirado, independente, de sua ideologia. De se gostar ou não dela.


UMA CONSTATAÇÃO


“A maioria das pessoas é como os alfinetes: suas cabeças não são o mais importante”. Jonathan Swift.


COTA COMPLETA


A cota feminina da chapa a deputado federal da federação em formação do PP e União Brasil, com três mulheres, está completa: Socorro Neri, Fernanda Assem e Lucilene da Droga Vale. A chapa é completada por José Adriano, Zezinho Barbary, Ulysses Araújo e Fábio Rueda. Faltam dois nomes para completar os nove nomes da chapa.


GRATA SURPRESA


O ano de 2025 foi encerrado com uma grata surpresa, o TCE com a presidente Dulce Benício, saiu da bolha dos gabinetes e foi para uma atuação transparente de seus atos de fiscalização, para o conhecimento da população. Foi bom para a imagem do TCE.


QUER PARTICIPAR


Dirigentes maçônicos conversaram com a vice-governadora Mailza Assis, e devem conversar com Alan Rick (Republicanos), Tião Bocalom (PL) e Thor Dantas (PSB). Segundo o BLOG apurou, a maçonaria não quer cargos em um futuro governo, mas de se colocar a dispor para apresentar idéias que possam colaborar no desenvolvimento do Acre. A maçonaria, no estado, tem quadros qualificados nas mais diversas áreas.


FRASE MARCANTE


“Nunca sente na cadeira de um homem que pode lhe dizer “levante”. Ditado árabe.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge