A Igreja Católica realizou, na noite desta quarta-feira, 31 de dezembro, a tradicional Missa de Ação de Graças pelo encerramento do ano de 2025 e acolhida de 2026, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco. A celebração reuniu fiéis de diversas comunidades para agradecer pelas graças recebidas ao longo do ano e renovar a esperança para o novo ciclo que se inicia.
Presidida pelo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim, a celebração marcou também o início das atividades litúrgicas do Dia Mundial da Paz, celebrado pela Igreja em 1º de janeiro, na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Durante a homilia, Dom Joaquim destacou o sentido espiritual da missa de encerramento do ano. Segundo ele, o momento é de gratidão a Deus por todas as graças recebidas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas ao longo de 2025. “É uma missa de ação de graças por tudo o que recebemos gratuitamente de Deus e, ao mesmo tempo, um pedido para que 2026 seja, se possível, um ano melhor”, afirmou.
O bispo também ressaltou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, que traz como reflexão central a ideia de paz “desarmada e desarmante”, que vem da humildade e da fraternidade, contrapondo-se à violência e ao egoísmo. “Dom Joaquim explicou que a construção da paz começa com a mudança interior. “Primeiro precisamos nos desarmar de tantas atitudes que geram conflitos, sofrimentos e dores. Assim, ajudamos a desarmar também o mundo, que tanto precisa de paz”, pontuou.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Ao final, Dom Joaquim deixou uma mensagem aos fiéis, pedindo união, fraternidade e compromisso cristão. “Como católicos, devemos trabalhar unidos pela paz, pela justiça e pela fraternidade universal. Que o nosso Acre, nossa cidade e nosso povo possam viver com mais igualdade e dignidade”, destacou.
A participação da juventude também marcou a celebração. A jovem Maria Clara, de 13 anos, destacou a importância da missa de fim de ano. “É uma missa muito importante, porque marca a virada do ano. Tenho certeza de que será uma linda celebração. Espero que 2026 venha com coisas boas, com mais sucesso e alegria”, disse.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Outro jovem presente foi Gustavo Moreira Dias, integrante da juventude católica. Para ele, a missa de ação de graças é um momento de comunhão com Deus. “É agradecer por tudo o que vivemos em 2025 e renovar a esperança de que 2026 seja um ano melhor para todos. Que possamos continuar alcançando as graças de Deus”, afirmou.
O padre Manoel Costa Tamanho também deixou uma mensagem especial aos católicos, destacando o novo ano como um tempo de graça e oportunidade. “Às portas de um novo ano, elevamos nossos corações ao Senhor e recebemos este tempo como um ‘Kairós’, um tempo favorável para a salvação”, declarou.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O sacerdote convidou os fiéis a iniciarem 2026 revestidos do “homem novo”, deixando para trás o egoísmo e as divisões, e assumindo o compromisso de ser sal da terra e luz do mundo. Inspirado na Sagrada Escritura, concluiu com uma bênção: “Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele volte para ti o seu olhar e te dê a paz”.
Confira mais fotos:


















