O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas — CIOPAER, que opera em Cruzeiro do Sul, segue salvando vidas. A aeronave reduziu uma viagem que levaria até 12 horas de barco para cerca de 50 minutos de ida e volta nesta segunda-feira, 29, para salvar um homem no rio Juruá Mirim, que teve um acidente com uma motosserra, o que resultou em uma grande hemorragia, que poderia matá-lo.
José Costa da Silva, 40 anos, estava serrando madeira quando a motosserra prendeu na árvore, voltou contra ele e o atingiu na altura do joelho, causando um corte profundo e hemorragia intensa. Moradores acionaram o Serviço Móvel de Urgência — SAMU, por meio do novo serviço de atendimento via WhatsApp. Ele foi resgatado de helicóptero de uma comunidade de difícil acesso na Cachoeira do Açaí, no rio Juruá Mirim e levado para o Hospital do Juruá, onde recebeu atendimento especializado. A equipe do SAMU foi até o local na aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas — CIOPAER da Secretaria de Justiça e Segurança Pública — Sejusp, com base em Cruzeiro do Sul.
“O paciente tinha uma hemorragia que poderia leva lo à morte. Conseguimos chegar a tempo, estancar o sangramento e entregá-lo com vida e sem riscos”, afirmou o diretor clínico do SAMU, Gabriel Marcos Barbosa.
O comandante da aeronave, Nayck Trindade, explicou que o resgate foi priorizado pela gravidade do ferimento. “O sangramento era massivo. Chegamos em 25 minutos e pousamos em uma área de cerca de 20 metros quadrados, próxima à vítima”, relatou.
Com esse atendimento, realizado em 29 de dezembro, chega a nove o número de resgates aeromédicos realizados pela parceria entre SAMU e CIOPAER desde a instalação da base em Cruzeiro do Sul. A implantação do helicóptero e o acionamento via WhatsApp têm facilitado o atendimento em regiões isoladas do Vale do Juruá.