A Câmara Municipal de Manoel Urbano, no interior do Acre, publicou uma série de portarias de exoneração de cargos comissionados, todas datadas de 31 de dezembro de 2025. As medidas foram assinadas pelo presidente da Casa, Cleyton Nogueira de Almeida, e passam a valer a partir da data de publicação dos atos. O documento saiu no Diário Oficial desta terça-feira, 30.
As exonerações atingem diferentes setores administrativos e legislativos da Câmara, envolvendo cargos de apoio, gestão, patrimônio, transporte e assistência parlamentar.
Por meio da Portaria nº 186/2025, foi exonerada Ana Meire Souza Oliveira, que ocupava o cargo de Auxiliar de Serviços Legislativos (CC-2).
Na mesma data, também foi publicada a exoneração de Denis Bruno Nogueira de Almeida, que exercia a função comissionada de Gerente Orçamentário Financeiro (CC-5), conforme ato assinado pela Presidência da Câmara. A Portaria nº 190/2025 determinou a exoneração de Antonio Helton Amorim Ferreira, do cargo de Motorista (CC-5).
Já a Portaria nº 188/2025 formalizou a exoneração de Jaelison Vaz Alves, que ocupava o cargo de Gerente do Setor de Patrimônio (CC-4).
Também foram exonerados dois ocupantes de cargos de Assistente Parlamentar. A Portaria nº 189/2025 desligou José Nunes da Cruz, enquanto outra Portaria nº 188/2025 (publicada separadamente) exonerou Francisco Yago da Silva Ferreira, ambos do cargo CC-1.
Todos os atos foram expedidos com base nas atribuições conferidas ao presidente da Câmara pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica do Município, revogando quaisquer disposições em contrário. As portarias determinam que as exonerações entram em vigor imediatamente após a publicação oficial.
As medidas fazem parte das alterações administrativas realizadas no encerramento do exercício de 2025 pelo Legislativo municipal de Manoel Urbano.