O Acre aparece na 13ª colocação no ranking dos estados brasileiros com maior cobertura de backhaul de fibra óptica, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que integram o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O levantamento considera o percentual de municípios atendidos por infraestrutura de backhaul de fibra óptica, essencial para garantir maior velocidade, estabilidade e capacidade de transmissão de dados. Com o desempenho, o Acre se aparece no grupo intermediário do ranking nacional, ficando à frente de mais da metade das unidades da Federação.
A presença da fibra óptica é apontada como um fator estratégico para o desenvolvimento econômico e social, ao ampliar o acesso à conectividade, impulsionar a inovação, fortalecer serviços públicos digitais e criar melhores condições para a atração de investimentos e geração de empregos.
Apesar do resultado positivo, o estudo também indica que o estado ainda enfrenta desafios para ampliar a cobertura, especialmente em municípios mais distantes e de difícil acesso, realidade comum na Região Norte.


















