Menu

“É a melhor festa do Acre”, disse Betão durante sua última Cavalgada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Figura emblemática do agronegócio no Acre, o pecuarista Edilberto Afonso de Moraes, conhecido como Betão, participou da Cavalgada 2025, evento que marca a abertura oficial da Expoacre, no dia 26 de julho deste ano. Na ocasião, ele conversou com o repórter do ac24horas David Medeiros, naquela que seria sua última participação pública em um dos eventos mais tradicionais do estado.


Betão faleceu na noite deste domingo (28), no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, em decorrência de insuficiência respiratória aguda causada pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Betão deixa viúva, três filhos, nove netos e duas bisnetas.

Publicidade


Durante o desfile, o pecuarista esteve acompanhado da família e de amigos e cavalgou ao lado da vice-governadora Mailza Assis. Em clima de celebração, destacou a importância da festa para a cultura acreana.


“Graças a Deus, mais uma cavalgada. Trouxe todo mundo hoje, todo mundo veio. Essa é a melhor festa do Acre”, afirmou em entrevista ao ac24horas.


Betão construiu uma trajetória marcada pelo trabalho e pela dedicação. Dono da Fazenda Piracema, localizada na Estrada Transacreana, em Rio Branco, ele também transformou a propriedade em um espaço voltado ao lazer e à convivência familiar, além de comandar diversos outros empreendimentos.


Iniciou a vida profissional muito cedo, exercendo diferentes atividades. Trabalhou em olaria, foi taxista, teve boteco, boutique e atuou por muitos anos como marreteiro, em cima de um cavalo, comprando e vendendo gado.


Sua história se confunde com a própria história econômica do Acre. Betão foi um dos idealizadores do primeiro frigorífico do estado, o Frisacre, inaugurado em 1988, que chegou a gerar mais de 500 empregos diretos.


Filho de pais cearenses que migraram para o Acre durante o Ciclo da Borracha, nasceu em Rio Branco em 1952. Era um dos nove filhos de uma família que mantém até hoje fortes laços com o trabalho no campo.


“Desde novinho sempre tive vontade de conquistar as coisas. Sempre fui o mais saído da família”, relembrou Betão em entrevista ao ac24horas, em 2015.


O velório será realizado nesta segunda-feira (29), a partir das 5h, no Sesc Bosque, em Rio Branco.


VÍDEO O VÍDEO:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido