A enchente do Rio Acre já provoca impactos diretos em 40 bairros de Rio Branco e atinge mais de duas mil famílias desde o início da elevação do nível das águas. As informações foram atualizadas à reportagem do ac24horas neste domingo, 28, pelo coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial segue em elevação e marcou 15,08 metros na medição realizada às 15h. Com esse cenário, cerca de 130 famílias já estão fora de suas residências, seja em abrigos públicos ou acolhidas em casas de parentes.
“Em torno de 70 famílias estão desalojadas e, nos abrigos, devemos fechar o dia com aproximadamente 60 famílias, totalizando cerca de 130. Isso representa uma estimativa de 500 a 520 pessoas afetadas diretamente”, explicou Falcão.
O coordenador informou ainda que o número de bairros atingidos dobrou ao longo deste domingo. Pela manhã, eram 20 regiões afetadas, número que subiu para 40 até o período da tarde.
“São 40 bairros atingidos, com mais de duas mil famílias impactadas. A Defesa Civil está atuando diretamente em 19 desses bairros”, destacou.
Segundo Falcão, a situação inspira atenção máxima e pode se agravar nas próximas horas. A projeção é de que, caso o Rio Acre alcance a marca de 16 metros, já na segunda-feira, 29, o número de famílias em situação de vulnerabilidade aumente significativamente.
“Com o rio chegando a 16 metros, podemos ter pelo menos 200 famílias em abrigos públicos e entre 300 e 400 famílias desalojadas, fora de suas residências”, alertou.


















