Acre

Sete famílias indígenas são removidas de área alagada no bairro da Base

Por
Saimo Martins

A equipe do ac24horas Play acompanhou neste sábado, 27, a remoção de famílias indígenas que vivem na rua Belo Monte, no bairro da Base, em Rio Branco, área diretamente afetada pela elevação do nível do Rio Acre. Com o avanço das águas, moradores começaram a ser retirados de forma preventiva e encaminhados para abrigo temporário.


De acordo com a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, sete famílias indígenas estão sendo levadas para a Escola Leôncio de Carvalho, localizada na região do Benfica. A pasta informou ainda que segue monitorando todas as famílias indígenas que residem em áreas de risco ou suscetíveis a alagamentos na capital.


No local, equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Rio Branco atuam de forma integrada para garantir a retirada segura dos moradores, oferecendo suporte logístico durante o deslocamento para o abrigo. Há ainda um grande número de pessoas aguardando para serem removidas ao longo do dia.


Segundo a Defesa Civil, a medição do Rio Acre às 15h apontava nível de 14,30 metros, acima da cota de transbordamento. Uma nova medição está prevista para as 18h.


Compartilhe
Por
Saimo Martins