Foto: Defesa Civil de Rio Branco
O coordenador municipal de Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, divulgou um vídeo na noite desta sexta-feira, 26, alertando a população sobre os impactos das fortes chuvas que atingiram a capital acreana ao longo do dia. Segundo ele, o volume acumulado chegou a 170 milímetros, um cenário considerado inédito para o mês de dezembro no município.
“Boa noite, senhores. Tenente-Coronel Cláudio Falcão, secretário municipal de Defesa Civil, aqui de Rio Branco. Estou gravando esse vídeo porque nós tivemos, durante todo esse dia de sexta-feira, muitas horas de chuvas intensas, onde totalizou 170 milímetros de chuva, uma situação nunca vista no mês de dezembro aqui no município de Rio Branco”, afirmou.
De acordo com Falcão, um volume semelhante foi registrado apenas em 2023, quando o acumulado chegou a 187 milímetros. Ele destacou que diversos bairros foram afetados simultaneamente, atingindo milhares de famílias.
“Falo isso porque nós tivemos diversos bairros afetados e que nós estamos atendendo, monitorando, verificando toda a situação desses bairros. Mas aqui são muitos bairros e milhares de famílias afetadas ao mesmo tempo”, explicou.
Foto: Defesa Civil de Rio Branco
Diante do cenário crítico, o coordenador reforçou que o único canal correto para solicitação de socorro é o número 193, do Corpo de Bombeiros, responsável pela triagem das ocorrências.
“Então, estou aqui para dar uma orientação e pedir à população que a forma de pedir o socorro é através do número 193 do Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros faz toda essa triagem e passa essa informação para nós e, junto conosco, a gente faz o socorro”, disse.
Falcão pediu que, caso o atendimento demore, a população reitere a ligação. “Mas se você achar que está demorando muito, que você necessitar, você faça a reiteração de novo, ligue de novo 193 para reiterar a sua ocorrência”, orientou.
Ele alertou ainda para que a população não busque contatos pessoais ou de terceiros. “Não ligue para terceiros ou então não ligue para os números particulares. No meu caso, estou atendendo milhares de ligações aqui, não dou conta, eu preciso comandar o socorro. Então, o correto é você ligar 193 e, se precisar, de novo, ligue 193”, reforçou.
O coordenador também pediu colaboração da população para adotar medidas emergenciais de proteção, priorizando a segurança pessoal. “À medida do necessário, faça o seu paliativo, faça a sua ação para proteger seu patrimônio material, mas, acima de tudo, a sua segurança pessoal”, afirmou.
“Se for o caso, saia do seu local, desabrigue bens materiais. É possível ser recuperado, eu sei que é muito difícil, mas é possível. Mas, principalmente, não negligencie a sua segurança pessoal”, completou.
Foto: Defesa Civil de Rio Branco
Segundo Falcão, há abrigo ativo e remoção de famílias em andamento, mas a situação é generalizada em toda a cidade. “Nós temos situações generalizadas nos quatro cantos da cidade. Então, é um bairro muito distante do outro”, relatou.
Ele citou como exemplo regiões como o Recanto dos Buritis e o Caladinho, áreas de difícil locomoção, reforçando a necessidade de centralizar as informações. “Nós precisamos centralizar as informações no único local, que é 193”, disse.
Por fim, o coordenador pediu que apenas as pessoas diretamente afetadas façam o registro da ocorrência. “Também não faça pedido para uma única pessoa gerar diversas ocorrências. Apenas a pessoa que está sendo afetada deve gerar essa ocorrência para uma melhor triagem do Corpo de Bombeiros e agilidade do socorro”, destacou.
Falcão encerrou pedindo compreensão da população. “Pedimos a compreensão de todos e, juntos, a gente vai conseguir superar toda essa dificuldade que estamos passando agora”, finalizou.
Assista ao vídeo: