Foto: David Medeiros
Rio Branco enfrentou um volume expressivo de chuva na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com dados da Defesa Civil municipal, o acumulado chegou a quase 90 milímetros em poucas horas, concentrados principalmente no início da manhã, após um período de instabilidade ao longo da madrugada.
Para facilitar o entendimento da população, o volume registrado é considerado muito elevado: 90 mm de chuva equivalem a 90 litros de água despejados sobre cada metro quadrado da cidade. Na prática, é como se um balde grande de água fosse jogado sobre cada metro quadrado, em um curto espaço de tempo, o que ajuda a explicar os alagamentos e enxurradas observados em áreas urbanas.
Segundo a Defesa Civil, a maior parte da chuva ocorreu de forma intensa e concentrada, a partir das 7h30, quando os sensores passaram a registrar picos elevados de precipitação. Esse padrão é mais perigoso do que a chuva contínua, pois o solo não consegue absorver a água rapidamente, sobrecarregando o sistema de drenagem.
Saiba mais: Bairros de Rio Branco alagam durante chuva e exigem atenção de motoristas
O volume registrado em poucas horas se aproxima do que normalmente é esperado para vários dias de chuva, o que aumenta o risco de alagamentos, transbordamento de igarapés e dificuldades no trânsito, especialmente em regiões mais baixas da capital acreana.