Acre

Acre terá 3 representantes na Série D com Independência, Galvez e Humaitá

Por
Saimo Martins

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional e promoveu mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes garantirão vaga na Série C.


A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — conquistaram o acesso, a CBF decidiu redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras a federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.


Outra novidade importante é a utilização do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para definição das vagas na competição. Apesar do aumento no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas no calendário: 24 ao todo.



Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelo desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez estão garantidos na competição. Já a vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, que é o clube acreano mais bem colocado no ranking da CBF.


A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.


Compartilhe
Por
Saimo Martins