Categorias: Cotidiano

“Número 1” do crime no Projeto Benfica é preso pela Polícia Civil

Por
Antônio Malvadeza

O comerciante Luiz Gonzaga Figueiredo Vieira, conhecido como “Luiz do Comércio”, de 47 anos, apontado como principal liderança criminosa do Polo Benfica e região, ao longo da Rodovia AC-40, foi preso nessa quarta-feira, 24, durante uma operação desencadeada por investigadores da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil.


Luiz foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde cumprirá uma pena de 18 anos e 7 meses por crimes de roubo, participação em organização criminosa, extorsão, torturas e ameaças.


“Luiz do Comércio” pode ser considerado um veterano no mundo do crime, com diversas passagens por delegacias especializadas da capital acreana. Ele chegou a ser indiciado como envolvido nos assassinatos dos jovens Vitor Vieira Lima (18), Amanda Gomes de Souza (14) e Isabele Vieira LIma (13), sequestrados e executadas quando voltavam da EXPOACRE em 2018.


Durante o julgamento do Tribunal do Júri, ele acabou absolvido por falta de provas. Os demais envolvidos acabaram condenados a mais de 170 anos de reclusão.


Condenador pelo Juízo da Vara de Roubos e Extorsões por crimes de participação em organização criminosa, roubo qualificado, tortura, extorsão e ameaças, recorreu da sentença junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou ao apelo. Como o processo foi transitado e julgado, não cabendo mais recursos, o Juiz Flávio Marinho Mundim, da 2ª Vara Criminal, decretou sua prisão preventiva, cujo mandado foi cumprindo no próprio Benficac onde “Luiz do Comércio” continuava morando.


Compartilhe
Por
Antônio Malvadeza