O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) publicou nesta terça-feira (23) o edital de seu concurso público. Ao todo, são oferecidas 140 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para os cargos de Analista Ambiental e Assistente Ambiental.
Distribuição das vagas
• Analista Ambiental: 90 vagas (nível superior)
• Assistente Ambiental: 50 vagas (nível médio)
Para o cargo de Analista Ambiental, o edital prevê oportunidades para profissionais formados em Administração, Análise de Sistemas, Antropologia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental ou Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química e Sociologia.
Os Analistas Ambientais serão responsáveis por atividades de planejamento, regulação, controle, monitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental, além da gestão da qualidade ambiental, dos recursos naturais, da fauna silvestre e da conservação dos ecossistemas no âmbito estadual.
Já o cargo de Assistente Ambiental envolve o apoio técnico e administrativo às atividades do Instituto, incluindo elaboração de relatórios, controle de processos, atendimento ao público e suporte às ações de fiscalização e licenciamento.
A remuneração para Analista Ambiental é de R$ 11.692,22, composta por vencimento base, gratificação ambiental e outras vantagens legais, para jornada de 40 horas semanais, conforme a Lei nº 6.868/2024.
Para Assistente Ambiental, o salário é de R$ 4.094,56, incluindo vencimento base, gratificação ambiental, gratificação de incentivo à qualificação e demais benefícios previstos em lei, também para 40 horas semanais.
As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março de 2026, e serão aplicadas em Manaus.