Juruá

Incra cria Projeto de Assentamento Porto Alegre em Cruzeiro do Sul no Acre

Por
Saimo Martins

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) oficializou a criação do Projeto de Assentamento Federal Porto Alegre, localizado no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A medida foi publicada por meio da Portaria nº 1.531, de 22 de dezembro de 2025, no Diário Oficial da União.


De acordo com o ato, o novo assentamento será implantado em uma área de 3.629,49 hectares, pertencente à União Federal, anteriormente denominada Gleba Porto Alegre. O imóvel foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária e arrecadado pelo Incra em novembro de 2024, estando devidamente registrado em cartório.


O Projeto de Assentamento Porto Alegre, identificado pelo código SIPRA AC0181000, ficará sob a gestão da Superintendência Regional do Incra no Acre (SR-14) e tem como objetivo, em caráter preliminar, beneficiar 67 unidades familiares, conforme estimativa técnica inicial.


A área do assentamento possui limites territoriais definidos pelo IBGE e faz divisa com os municípios acreanos de Porto Walter, Rodrigues Alves, Tarauacá e Mâncio Lima, além de Guajará e Ipixuna, no estado do Amazonas.


Com a publicação da portaria, o Incra no Acre está autorizado a iniciar o processo de seleção das famílias que poderão ser incluídas como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), observando as vedações previstas na Lei nº 8.629, de 1993.


Compartilhe
Por
Saimo Martins