Acre

Bombeiros recuperam motores após naufrágio no Rio Juruá

Por
Da redação ac24horas

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul recuperou, nesta terça-feira (23), motores e outros bens materiais de uma embarcação de grande porte que naufragou parcialmente no Rio Juruá. Foram retirados dois motores do barco. A remoção da estrutura submersa ficará sob responsabilidade do proprietário, que deve utilizar embarcações de maior porte.


O naufrágio ocorreu na segunda-feira (22), em um trecho do rio entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na região, major Josadac Cavalcante, o acidente foi causado por ondas, conhecidas como “banzeiros”, provocadas pela passagem de outra embarcação de grande porte em sentido contrário.


No momento do incidente, o barco transportava carga diversa e tinha sete pessoas a bordo, seis adultos e uma criança. O piloto conseguiu conduzir a embarcação até a margem antes do afundamento total, o que permitiu que todos desembarcassem sem ferimentos.


Não houve necessidade de resgate aquático, apesar dos prejuízos materiais.
Alerta sobre o nível do rio


O major Josadac Cavalcante alertou para os riscos da navegação durante o período de cheia. Atualmente, o nível do Rio Juruá varia entre 10 e 11 metros e, neste mês de dezembro, já ultrapassou a cota de alerta de 11,80 metros.


De acordo com o comandante, o nível elevado do rio aumenta o risco de acidentes, principalmente em casos de excesso de carga e da formação de banzeiros provocados por embarcações maiores. A orientação é para que navegantes redobrem a atenção, utilizem coletes salva-vidas e respeitem os limites de carga.


Com informações do Juruá 24 Horas


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas