Juruá

Homem flagrado andando pelado em ruas de Cruzeiro do Sul pode ter fugido de hospital

Por
Sandra Assunção

O homem que foi flagrado andando completamente pelado pela região central de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 23, foi levado novamente ao Hospital Regional pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A médica Ana Paula Ponce Medeiros, diz que a equipe já havia levado o paciente na noite de segunda-feira, 22, para a unidade hospitalar e na manhã de hoje, foi novamente chamada pela Polícia Militar para o atendimento à mesma pessoa.


“Chegando ao local, a gente evidenciou que ele realmente estava em estado de surto psicótico, com um pensamento confuso, um discurso desorganizado, um comportamento errático, fora da realidade. O paciente não estava agressivo no momento, mas como tem essa dissociação da realidade, onde ele não consegue diferenciar o que é real e o que são alucinações, geralmente traz risco, tanto para o paciente como para a população em geral. Esse mesmo paciente, a gente recebeu o chamado no dia de ontem, por volta das 9 horas da noite na zona rural, com alucinações. Uma equipe avançada e uma equipe básica do Samu prestaram atendimento e conduziram o paciente ao Hospital do Juruá. Nesse momento, a gente não pode determinar se ele recebeu alta, mas provavelmente ele deve ter fugido lá do hospital. Ele se evadiu, provavelmente, e foi solicitado novamente atendimento para este caso”.


Médica Ana Paula Ponce Medeiros – Foto: reprodução

A médica diz que tem se tornado cada vez mais frequente esse tipo de chamado no Samu. “Está cada vez mais comum, tanto de moradores em situação de rua como de pacientes psiquiátricos, pacientes com dependência de substância. A maioria dos casos é quando o paciente está em surto psicótico, em que ele não está dentro da realidade. Ali o primeiro atendimento, a gente tem que fazer, muitas vezes uma contenção mecânica, uma contenção com medicamento para poder transportar o paciente de maneira segura ao hospital e geralmente a gente faz esse transporte até o PS do hospital aqui do Juruá para que ele passe por avaliação médica e psiquiátrica”, relata.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção