Com o aumento do fluxo de motoristas e pedestres na região central de Cruzeiro do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, realiza ações educativas e de orientação nesta terça-feira, 23, em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória e outros pontos.
O objetivo, segundo a coordenadora de Educação da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, Gabriela Lima, é evitar o aumento no número de sinistros de trânsito no município.
“Juntamente com a Secretaria Municipal de Trânsito viemos aqui para o centro para fazer essa ação educativa com o intuito de conscientizar tanto o pedestre, como os ciclistas, motoristas, motociclistas, todos aqueles que fazem parte do trânsito para que assim possa estar redobrando a sua atenção nesse período de festas de fim de ano. Nós sabemos que é um período em que o trânsito fica mais movimentado, principalmente aqui nas redondezas do centro da cidade, para onde população cruzeirense dirige para fazer suas compras natalinas. É importante que os condutores estejam redobrando a atenção, tendo bastante cuidado com os pedestres. E é importante você pedestre ter bastante atenção ao atravessar a via, certificar se não vem nenhum veículo, para poder atravessar com segurança.A cidade é bem sinalizada, o centro da cidade possui as faixas de pedestre, possui os semáforos, que é com foco específico para os pedestres, então hoje nós estamos aqui também ensinando esses pedestres a utilizar o seu semáforo, porque é uma forma de travessia mais segura e também é ensinando esse pedestre que ele não precisa ter pressa. Muitas vezes tem uma faixa próximo do pedestre, mas ele deixa de atravessar na faixa, atravessa em outro lugar. Hoje está sendo aqui no centro da cidade, mas ao longo de toda semana durante todo esse mês essas ações elas vão se concentrar em pontos distintos da cidade, especificamente especialmente em pontos em que ocorre o maior número de sinistros”, relata.
“A pressa é inimiga do trânsito. Então, ter bastante cuidado, desacelerar, porque o nosso bem maior é a nossa vida. O motorista, tem que utilizar o cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto dirige. O uso do celular na direção do veículo é uma das principais causas de sinistro de trânsito, porque ele tira a nossa atenção quando nós estamos na condução dos veículos.


















