Tricas & Futricas

Apoiadores ocultos

Por
Da Redação

A partir de janeiro o senador Alan Rick começará a definir os seus aliados e ritmo de campanha. Espera até o dia 30 do primeiro mês do ano para saber quem vai deixar o governo e a prefeitura para lhe seguir. Sabe que muitos dos apoiadores serão “ocultos”, principalmente os nomeados por decreto governamental.


Melhor com três

O governador Gladson aposta em três secretários para coordenar sua campanha ao senado da República: Abserson Carvalho, da Educação, Pedro Pascoal, da Saúde e Sula Ximenes, do Deracre. Aberson cuidará da gestão de campanha em todo Estado e Pedro centrará fogo na capital, enquanto Sula vai se virar no 30 na zona rural.


Muda o disco

Os opositores de Gladson Cameli terão que mudar o discurso durante a campanha. Eles apostavam em uma condenação pela Ptolomeu para atingir o filho de Eládio. Agora que a corte suprema do Brasil mandou desconsiderar o que consideravam como provas de crimes, qual será o jargão contra Cameli?


De olho na conta

O serviço de Inteligência da Polícia Federal entra em campo nesta eleição bem mais cedo, mapeando os locais da cidade onde candidatos costumam fazer currais eleitorais. Este ano haverá acompanhamento das movimentações bancárias suspeitas, principalmente sobre candidato com mandato, que terão a seu favor um gordo fundo eleitoral oriundo de emedas Pix.


Meu pai pai…

O prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom, mesmo do alto dos 72 anos, incorpora a imagem de uma criança que fica feliz com a festa de Papai Noel na Praça da Revolução. Pula, dança e faz trenzinho com a garotada.


Peido de veia

Ninguém sabe, ninguém viu, mas teve um gaiato que usou um artefato conhecido como “peido de veia” no meio das autoridades que participavam da sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre. O odor fez com que um pensasse que foi o outro que soltou o ”flatulência” – nome bonito para definir a palavra peido, no meio da multidão.



Essência

Muito interessante a repercussão que a entrevista ao ac24agro do presidente da Coopercafé, Jonas Lima, provocou. Traz um debate sobre conceitos econômicos essenciais. E que estão na ordem do dia. Tributação, proteção de mercados, qualidade, inovação.


Se…

“O gargalo do Comprac são os fornecedores. Se todos fossem Jonas Lima, a vida seria mais bonita…”. Foi a fala de um servidor vinculado à SEE. Esse é um debate que a SEE tem muito a contribuir. De tão gigante, a SEE faz a diferença no Programa de Compras Governamentais.


Na ponta

“Qualquer coisa que se pensar em aumento de tributação do café de fora, é prejudicar ao consumidor”. Esse é o pensamento do presidente da Associação dos Supermercados do Acre, Adem Araújo.


Reitoria da Ufac

Num evento do curso de Nutrição da Ufac, o cardápio político serviu torta de climão. Colocar, na mesma mesa, a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista — hoje em rota de colisão — tem se tornado um exercício público de constrangimento institucional.


Ex-amigos

Guida e Josimar já foram do tipo unha e carne. Hoje, não fazem questão alguma de disfarçar o desgaste. O antigo alinhamento virou implicância mútua, e as alfinetadas surgem sempre que o microfone está por perto.


Rachados

A disputa já está em curso. Nenhum dos dois perde a chance de discursar em eventos acadêmicos, que agora funcionam como palco de indiretas. Josimar fala em “tempo de mudança”, enquanto Guida repassa o currículo dos seus sete anos e meio à frente da Reitoria. Para a plateia, resta assistir à lavação pública de roupa suja dos ex-companheiros.


Confra Ufac

Será que Josimar foi convidado para confraternização da reitoria?


Drones

Foi um sucesso, hein! O diabo foi assistir ao show de drone com a calçada toda quebrada. Mas o eleitor é bicho que não se encaixa em qualquer cantinho.


Igual

Eleitor é igual às luzinhas dos drones: uma hora está em um canto e, quando menos se espera, já está em outro local e com luz de outra cor.


Inclusão

Se tem algo que faltou dizer sobre a festa do show de drones, é que Bocalom fez um evento onde cabia todo mundo. E é mérito seu promover a inclusão. Abraçar a todos é bom demais. Parabéns!



Estamos Ao Vivo

Estamos na era da inovação e o ac24horas.com se mantém na ponta, com equipe afinada, equipamentos de primeira e com o intuito de levar ao seu leitor os acontecimentos da cidade. No sábado à noite, nossa Unidade Móvel esteve presente na praça para fazer, AO VIVO, a transmissão do show de drones e a queima de fogos. Nesses 18 anos de jornal, tentamos nos aperfeiçoar cada vez mais. E no Réveillon estaremos na praça outra vez, para mostrar AO VIVO a chegada do novo ano. Obrigado, leitores, por nos brindar com a sua audiência.



Ainda tem

Vários leitores do ac24horas, com intimidade com os ritos do Judiciário, fazem contato com a coluna para dizer que “ainda tem chão” a ser percorrido pela defesa do governador Gladson Cameli.


Já disse

Esta coluna já afirmou e reforça: o site ac24horas noticia os fatos. E defende que a ampla defesa, seja de quem for, seja respeitada em todos os níveis. Vamos continuar no roteiro: no Judiciário, decide-se coisas, e nós, noticiamos. Simples assim.


Compartilhe
Por
Da Redação