Menu

Polícia investiga rompimento de barragem que levou à retirada de ribeirinhos no Tocantins

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Tocantins instaurou inquérito para apurar o rompimento do vertedouro de uma barragem em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do estado. O incidente provocou a elevação repentina do nível do Rio Ribeirão Bonito e colocou comunidades ribeirinhas em alerta, com retirada preventiva de moradores que vivem a jusante da estrutura.

A investigação busca identificar eventuais responsabilidades, falhas na obra e possíveis crimes ambientais ou riscos à segurança coletiva. Uma perícia técnica já foi solicitada.

Anúncio

Segundo a Defesa Civil Estadual, o problema ocorreu em uma central geradora hidrelétrica em fase final de construção, identificada como Central Geradora Hidrelétrica Surreal. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Benvindo Filho, houve rompimento parcial do vertedouro, com galgamento da barragem e aumento do volume de água no ribeirão.

O Ribeirão Bonito atravessa principalmente áreas rurais do município, onde vivem famílias ribeirinhas. Com a elevação das águas, moradores de pontos mais baixos precisaram deixar suas casas por medida de segurança.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.