A Polícia Civil do Tocantins instaurou inquérito para apurar o rompimento do vertedouro de uma barragem em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do estado. O incidente provocou a elevação repentina do nível do Rio Ribeirão Bonito e colocou comunidades ribeirinhas em alerta, com retirada preventiva de moradores que vivem a jusante da estrutura.
A investigação busca identificar eventuais responsabilidades, falhas na obra e possíveis crimes ambientais ou riscos à segurança coletiva. Uma perícia técnica já foi solicitada.
Segundo a Defesa Civil Estadual, o problema ocorreu em uma central geradora hidrelétrica em fase final de construção, identificada como Central Geradora Hidrelétrica Surreal. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Benvindo Filho, houve rompimento parcial do vertedouro, com galgamento da barragem e aumento do volume de água no ribeirão.
O Ribeirão Bonito atravessa principalmente áreas rurais do município, onde vivem famílias ribeirinhas. Com a elevação das águas, moradores de pontos mais baixos precisaram deixar suas casas por medida de segurança.


















