A ausência da médica Jéssica Sales (MDB) na lista de candidatos a senador divulgada por este BLOG, motivou o contato do presidente do MDB, Vagner Sales, dizendo: “Você esqueceu a candidata mais forte pela segunda vaga”. Vagner já teve conversas com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que deu aval e todas as garantias de estrutura para que a Jéssica dispute o Senado na eleição do próximo ano. Assim, ela vem se somar aos candidatos Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (PL), Mara Rocha (Republicanos), Gladson Cameli (PP), Eduardo Veloso (UB), Jorge Viana (PT) e Inácio Moreira (Rede Sustentabilidade). Com a Jéssica, serão agora oito nomes disputando as duas vagas abertas em 2026 para o Senado.
NÃO SE EMENDAM
Nada mais imoral no parlamento brasileiro do que o detonado famigerado “orçamento secreto”, quando não prestavam contas das aplicações. Pois bem, nossos políticos tentaram voltar com a imoralidade no Congresso e o ministro do STF, Flávio Dino, brecou. E foram barrados também em tentar reviver emendas enterradas. Os políticos o detestam, por ele barrar bandalheiras e privilégios.
PALMATÓRIA DO MUNDO
O que chama atenção na ação da Polícia Federal contra o deputado federal e Pastor evangélico e líder do PL (partido do Bolsonaro) Sóstenes Cavalcante (PL), flagrado com 430 mil reais em cédulas no seu apartamento – sem falar nas aplicações de suas emendas – é que sempre foi a palmatória do mundo contra o STF, contra esquerda, e que a direita e ele eram puros. Quem muito joga pedra na lua, uma acaba lhe caindo na cabeça. Não acreditem em políticos que se dizem moralistas.
MDB PRONTO
O presidente do MDB, Vagner Sales, disse ontem ao BLOG que o partido já se decidiu pela aliança com o grupo do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, para a disputa do governo. “Falta só a reunião com a Mailza e Gladson para anunciar a parceria”, enfatizou Vagner. Garantiu que o presidente do MDB, Baleia Rossi, virá para sacramentar a aliança.
DUAS CHAPAS
O grupo que governa o Acre trabalha na montagem de duas chapas para deputado federal, sendo uma abrigada na federação PP-UB; e a outra no MDB, se a aliança com esse partido for oficializada. Precisam combinar com o PSDB.
MUITA CAUTELA
O Palácio Rio Branco tem tido uma cautela acertada no teor das suas notas oficiais sobre o governador Gladson Cameli e a Operação Ptolomeu. Oficialmente, o processo não foi extinto. Há pontos divergentes, que ainda serão muito discutidos.
NÃO SERÁ MAMÃO COM MEL
Não pense a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, que será mamão com mel, ela eleger seu filho Eduardo Gomes a deputado estadual pelo Republicanos. É uma chapa de conchavos e o município vizinho tem os votos muito divididos entre todos os demais candidatos a uma vaga na ALEAC.
FALSA EXPECTATIVA
Deputados que comemoraram como “vitória” deixar uma brecha no orçamento de 2026, para aprovar o PCCR e outros benefícios funcionais, criaram uma falsa expectativa para os servidores. Tudo vai continuar passando pela Lei de Responsabilidade Fiscal e o governo ter os recursos para bancar a despesa. A situação é exatamente esta, não mudou. O orçamento é um número frio.
LISTA PRONTA
Uma boa fonte do governo passou ao BLOG estar no Gabinete Civil um mapa político de todos os municípios, com nomes com os quais poderá contar na campanha da Mailza ao Governo. Alguns já vão começar o ano perdendo secretarias e cargos de confiança. Naquela da porta dos fundos, é a serventia da casa.
NÃO VEJO COMO PERSEGUIÇÃO
Vejo isso, como muito simples: quem está em cargo de confiança, é secretário, e não entrar na campanha da Mailza, tem que rodar mesmo. Na política não se dá água ao adversário. Cargo de confiança é cargo político.
NEM O MALAFAIA
A candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) não emplacou nem na direita. O Pastor evangélico e extremista de direita Silas Malafaia, tem disparado contra a candidatura, com o argumento de que não ganhará do Lula, pela falta de musculutara política.
VIROU UM SUPLÍCIO
Viajar de Rio Branco à Cruzeiro do Sul pela rodovia 364 virou um suplício. De camionete se leva 12 horas para cobrir o trecho, tomado por crateras. Cadê a prometida grana do Lula para a sua recuperação, é a pergunta que cabe.
CAPITALIZANDO
Com uma forte divulgação, o prefeito Tião Bocalom, entre críticas e aplausos, tem capitalizado bem as ações da prefeitura nas festas natalinas. Não se limita ao palanque oficial, circula em meio aos populares.
PERGUNTA TRANSFERIDA
Um leitor mandou a pergunta: “Por qual razão a ex-prefeita Fernanda Hassem e o deputado Tadeu Hassem (Republicanos), não se manifestaram contra a demissão pelo prefeito Carlinhos do Pelado de 200 servidores terceirizados em plena época natalina, já que são aliados políticos”. Fica transferida a pergunta do leitor.
ÚNICA A PROTESTAR
A única a protestar contra a demissão massiva de servidores feita pelo prefeito Carlinhos do Pelado, foi a combativa vereadora Izabelle Araújo (Republicanos), que vem sendo uma revelação na safra de novos políticos de Brasiléia. Na política, o espaço vazio é ocupado.
MÃOS ATADAS
Até assumir o governo em abril do próximo ano, a vice-governadora Mailza Assis (PP) fica de mãos atadas para fazer acordos políticos para fechar alianças partidárias. Não tem como.
FECHA LIDERANDO
O senador Alan Rick (UB) está fechando o ano liderando todas as pesquisas para o governo. Em 2026, quando a campanha iniciar, virá a fase mais difícil, que é a de manter os números nas próximas pesquisas.
ÚNICO CONTRA O SISTEMA
A única candidatura contra o sistema de poder no estado, é a do médico Thor Dantas (PSB), que foi um dos destaques na pandemia do Covid 19.
FRASE MARCANTE
“Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém”. Jean-Jacques Rosseau