O operador de drones Rodrigo Lima, representante da empresa contratada para o espetáculo, falou ao ac24horas sobre o espetáculo aéreo com drones, uma das principais atrações da programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade, promovida pela Prefeitura de Rio Branco neste sábado, 20.
Segundo ele, a apresentação utiliza tecnologia de ponta, baseada em inteligência artificial e sistemas totalmente computadorizados. “É uma tecnologia inovadora, trazida dos nossos amigos chineses. Hoje o voo é controlado por software, no computador, com uso de inteligência artificial para criar as imagens no ar. Todo o show é comandado por um único piloto, mesmo com 600 drones voando ao mesmo tempo”, explicou.
Rodrigo Lima contou que atua na área há cerca de dez anos e destacou a evolução da tecnologia ao longo desse período. “Quando os drones começaram a chegar ao Brasil, a tecnologia era bem arcaica em comparação com o que temos hoje. Naquela época, conseguíamos fazer shows com, no máximo, 20 drones. Atualmente, já é possível realizar apresentações com 15 mil, 20 mil drones. Essa evolução tecnológica foi fundamental para chegarmos a esse nível”, afirmou.
O operador também comentou sobre outras apresentações realizadas pelo país. “A gente roda o Brasil inteiro, em várias capitais. Hoje estamos aqui em Rio Branco com 600 drones. No dia 23 teremos um show em Niterói, também com 600 drones, e no dia 25 faremos o encerramento do Natal no Rio de Janeiro, onde fica a base da empresa”, relatou.


















