A Energisa Acre já levou energia elétrica, por meio do Programa Luz para Todos (LPT), iniciativa do governo federal, a mais de 20 mil famílias em todo o estado. O fornecimento garante dignidade, impulsiona o desenvolvimento local, melhora a qualidade de vida das famílias e promove inclusão social.
Comunidades que ainda não usufruíam do conforto e acesso proporcionado pela energia elétrica agora têm acesso a novas oportunidades, serviços e desenvolvimento.
O Programa Luz para Todos cobre o custo total da instalação da rede elétrica e do kit básico para o beneficiário, que não precisa fazer nenhum investimento financeiro inicial para receber a ligação de energia.
“O Luz Para Todos, tanto na rede convencional quanto no sistema fotovoltaico, leva energia sem custo de instalação para as famílias beneficiadas. O sistema solar garante energia limpa e contínua, dia e noite, sem causar impacto ambiental, chegando até as comunidades mais remotas. Com isso, as famílias passam a ter acesso a itens essenciais como televisão, geladeira e internet. O programa reforça seu papel social ao unir inclusão, sustentabilidade e dignidade para quem mais precisa”, reforçou o diretor presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier.
Desde 2019, mais de 11 mil famílias foram atendidas pela rede convencional de distribuição, com postes, cabos e transformadores. Em 2025, os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó e Assis Brasil concentraram o maior número de atendimentos.
Já nas áreas de difícil acesso, cerca de 9 mil famílias foram beneficiadas ao longo dos últimos sete anos, por meio de sistemas de geração solar associados a baterias, garantindo fornecimento contínuo de energia limpa e renovável.
No interior do Acre, comunidades vivem em meio à floresta, e a chegada da energia elétrica trouxe uma transformação imediata na rotina das famílias. Foi o que aconteceu na reserva extrativista Cazumbá-Iracema, onde vive Marciana Moura Maia.
“É um prazer imenso receber o kit e saber o quanto isso vai impactar positivamente nossas vidas. Ter energia, comprar um freezer, armazenar alimentos, poder contratar internet e usar no meio da floresta, ver seu filho fazer uma faculdade sem sair de casa. É uma alegria muito grande, ainda mais por ser uma energia renovável, que não prejudica a natureza e que sabemos que não vai acabar tão fácil”, afirma Marciana.