Menu

Lei complementar altera regras de aposentadoria de policiais civis e pagamento de benefícios no Acre

Foto: Assessoria/ PCAC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Lei complementar altera regras de aposentadoria de policiais civis e pagamento de benefícios no Acre
O governador do Acre, Gladson Cameli, sancionou a Lei Complementar nº 503/2025, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 154/2005, responsável por instituir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais. A nova norma foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 19, e já está em vigor.

Uma das principais mudanças diz respeito aos requisitos para aposentadoria dos policiais civis. Com a alteração, passa a ser exigida idade mínima de 55 anos para homens e 52 anos para mulheres, conforme previsto no novo texto do artigo 46-B da legislação previdenciária estadual.

Anúncio

A lei complementar também trata do pagamento de benefícios aos dependentes em caso de falecimento do segurado. De acordo com a nova redação do artigo 84, os proventos referentes ao mês do óbito deverão ser pagos integralmente, descontadas apenas as obrigações legais ou determinações judiciais existentes.

Ainda segundo a norma, o valor será destinado aos dependentes legalmente habilitados à pensão por morte junto ao RPPS. Na ausência destes, o pagamento poderá ser feito aos sucessores indicados em alvará judicial, sem a necessidade de abertura de inventário ou arrolamento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.