Menu

Detran rebate OAB/AC: “normas seguem a lei e não ferem prerrogativas”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) divulgou nota oficial nesta sexta-feira (19) após o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciar o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o órgão. A ação questiona uma série de exigências que, segundo a OAB, estariam criando obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos no Detran.

Na ACP, a OAB também solicita a concessão de tutela antecipada para suspender a exigência de autenticação eletrônica em documentos apresentados por advogados ao órgão.

Anúncio

De acordo com Aiache, o Detran passou a exigir documentos originais ou cópias autenticadas, além de aceitar exclusivamente assinaturas eletrônicas realizadas por meio da plataforma GOV.BR, recusando aquelas feitas por outros sistemas. Outro ponto levantado pela entidade é a ausência de um sistema eletrônico de protocolo, o que obriga os advogados a realizarem a tramitação de documentos apenas de forma física, dificultando e atrasando o andamento dos processos administrativos.

Em resposta, o Conselho Diretor do Detran-AC afirmou que todas as normas e procedimentos adotados pelo órgão estão amparados na legislação vigente e têm como finalidade garantir segurança jurídica, transparência e integridade nos processos administrativos. Segundo o órgão, as exigências relacionadas à apresentação de documentos e ao uso de assinatura eletrônica seguem diretrizes legais e orientações dos órgãos de controle, com o objetivo de assegurar a autenticidade das informações e prevenir fraudes.

O Detran também destacou que a Portaria nº 1.119 foi elaborada com base em critérios técnicos e administrativos, negando qualquer intenção de restringir o exercício profissional da advocacia ou de violar prerrogativas previstas no Estatuto da Advocacia.

Na nota, o órgão ressaltou ainda que mantém diálogo permanente com instituições representativas e que sempre esteve aberto à construção de soluções para aprimorar os fluxos administrativos, desde que respeitados a legalidade e o interesse público.

Por fim, o Detran-AC reafirmou o compromisso com a modernização dos serviços, o cumprimento da lei e a prestação de um atendimento eficiente e seguro à população acreana.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.