Menu

“Valeu a pena”, diz Eduardo Bolsonaro após perder mandato

Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) • Mário Agra/Câmara dos Deputados
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após ter declarada a perda de seu mandato de deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que “valeu a pena” ter ido para os Estados Unidos.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa.

Anúncio

“Ainda que existam pessoas que de digam que eu estou nos Estados Unidos por opção, eu digo para vocês: valeu a pena e valeu muito a pena ter pela primeira vez conseguido levar consequências reais para esses ditadores”, disse Eduardo.

“Para mim o que fica, na verdade, é uma medalha de honra, não é a perda de um mandato. Eu tenho certeza que essa história não acabou. Ainda durante a eleição de 2022, eu pedia votos para outros candidatos a deputado federal pelo estado de São Paulo, para fazer uma bancada grande”, prosseguiu.

Autoexilado nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano, Eduardo Bolsonaro acumula 59 ausências não justificadas a sessões deliberativas do plenário. A Constituição prevê limite de faltas e a perda de mandato para o parlamentar que se ausentar a mais de um terço das sessões.

A decisão de Hugo Motta não teve o aval de parte dos integrantes da Mesa, que foram substituídos pelos suplentes eleitos. Não assinaram: Altineu Côrtes (PL-RJ), 1° vice-presidente da Câmara; Elmar Nascimento (União-BA), 2° vice-presidente; Sergio Souza (MDB-PR), 4° secretário; e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), 4° suplente.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), publicou uma mensagem nas redes sociais afirmando ter sido comunicado sobre a decisão. “Às 16h40, recebi ligação do presidente da Câmara, Hugo Motta, comunicando a decisão da Mesa Diretora”, escreveu o líder.

O parlamentar criticou a medida. “Trata-se de uma decisão grave, que lamentamos profundamente e que representa mais um passo no esvaziamento da soberania do Parlamento”, complementou Sóstenes.

Confira:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.