O SENAI/AC realizou, na última terça-feira, 16, no miniginásio do SESI, a solenidade de formatura de mais de 500 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e do Itinerário de Formação Técnica do Novo Ensino Médio, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
Na Aprendizagem Industrial, foram formados 266 alunos nos cursos de Eletromecânica de Veículos Leves, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Gestão Industrial e Operador de Processos de Distribuição Logística. Já na parceria com a SEE, foram certificados 249 estudantes nos cursos técnicos de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Qualificação da Trilha de Alimentos, Automotiva, Gestão e Telecomunicações. Durante a solenidade, representantes de empresas cotistas receberam certificado de reconhecimento pela parceria e apoio ao Programa de Aprendizagem Industrial.
Presente na solenidade, o diretor regional do SENAI, João César Dotto, enalteceu a parceria com a Secretaria de Educação e ressaltou que a instituição está tecnologicamente alinhada às demandas contemporâneas de empregabilidade, trabalho e empreendedorismo.
“Esse trabalho com a SEE é fruto de uma construção do presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, à época com a então secretária de Educação, Socorro Neri, que hoje também atua na Câmara Federal. Essa parceria tem sido extremamente exitosa. Desde que iniciamos, após a pandemia, já foram mais de 1,5 mil jovens formados”, frisou Dotto.
A gerente de Educação Profissional e da Escola SENAI, Geane Farias, afirmou ser uma honra para a instituição entregar tantos profissionais qualificados ao mercado de trabalho. “É o cumprimento do propósito do SENAI de transformar vidas. Somos muito gratos pela parceria com a SEE nesse grande programa nacional de educação”, sintetizou.
Também prestigiaram a solenidade de formatura o juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Bruno Perrota; o superintendente regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani; a gerente do SENAI Hub, Marcela Fidelis; a chefe do Departamento do Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, além de gestores escolares.
Maria Laviny Magalhães Silva, de 17 anos, formanda do curso de Qualificação da Trilha de Alimentos e aluna da Escola Clícia Gadelha, destacou a oportunidade e os aprendizados adquiridos. “O SENAI transforma vidas. Foi um curso maravilhoso, me identifiquei com essa área. Tivemos professores de excelência e só tenho a agradecer por essa qualificação tão importante”, afirmou.
Já a formanda do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Janielle da Silva Monteiro, aluna da Escola Professora Ester Maia de Oliveira, relatou os aprendizados ao longo dos três anos de formação. “É uma profissão muito relevante para o mercado, e pretendo atuar nessa área futuramente, trabalhando de forma fixa em uma empresa. Fiquei feliz, pois o SENAI, de fato, se importa com os alunos, conta com professores dedicados, fornece todo o material de apoio e dispõe de uma infraestrutura de qualidade”, assinalou.
Fotos: Assessoria Sistema FIEAC