Uma nova pesquisa nacional divulgada pelo instituto AtlasIntel, realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025, sobre a percepção dos atributos pessoais — medidos pelo Índice de Imagem Pública (IIP) — mostra que Gladson Cameli (PP-AC) é avaliado como o governador mais carismático do país, à frente de nomes tradicionais no cenário político nacional.
Segundo a pesquisa, Cameli lidera o ranking de Carisma com 72 pontos, seguido pelo governador do Pará, Helder Barbalho (PA), com 65, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PI), com 62. Logo após aparecem outros gestores como Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Júnior (PR) no índice. Os números foram compilados no levantamento que ouviu 200.980 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro entre 1 e 4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
De acordo com a AtlasIntel, o Índice de Imagem Pública (IIP) busca capturar a percepção da população sobre características pessoais dos governadores, diferenciando-se das tradicionais métricas de aprovação de gestão. O carisma, neste caso, é avaliado como um atributo subjetivo ligado à simpatia, capacidade de conexão com o eleitor e presença pública — fatores que nem sempre se traduzem diretamente em aprovação administrativa, mas que podem influenciar a visibilidade e a projeção política dos líderes.