Categorias: Juruá

Pai de Bruninho, que recebeu ajuda de Gusttavo Lima, ganha título de Cidadão Acreano

Por
Sandra Assunção

O cirurgião dentista Marcus Vinícius Guirado Teixeira, nascido em Presidente Venceslau (SP), ganhou nesta quinta-feira, 18, em Rio Branco, do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, o Título de Cidadão Acreano.


Marcus é pai de dois filhos, um deles Bruno Vinícius Troiani Teixeira, de 11 anos, o Bruninho, que nasceu com uma mutação genética única no mundo, no gene KCNQ5, que provoca epilepsia fármaco-resistente, autismo nível 3 e deficiência intelectual. Um diagnóstico que poderia ter sido motivo de desesperança, mas que se tornou combustível para uma grande demonstração de coragem e amor paternal.


O garoto ganhou notoriedade estadual com uma campanha e ajuda do cantor Gusttavo Lima. O pai do menino, segundo o parlamentar Clodoaldo Rodrigues, é muito mais do que um cirurgião dentista com anos de dedicação em sua clínica em Cruzeiro do Sul, cerca de 12 anos, e como servidor efetivo em Mâncio Lima. “Ele é, acima de tudo, um pai atípico, que encontrou no amor pelos filhos a força para enfrentar os maiores desafios da vida”, citou o deputado.



Quando muitos teriam desistido, Marcus escolheu lutar junto com a esposa Lidiane. Virou pesquisador, aprendeu termos médicos, buscou especialistas, estudou noites inteiras. Sem medir esforços, mobilizou familiares, amigos, vizinhos, sua cidade de Cruzeiro do Sul, todo o Acre e, com sua perseverança, tocou o coração de um país inteiro. Sua causa chegou a milhares de pessoas e conquistou o apoio de grandes nomes, como o cantor Gusttavo Lima, que bancou os custos dos procedimentos no sul do Brasil.


Os pais levaram Bruninho para um hospital de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde os cirurgiões Hélio Alencar e Paulo Franceschini realizaram a cirurgia de implante cerebral DBS (Deep Brain Stimulation), que ofereceu mais qualidade de vida ao filho. O pai conta que Bruninho agora está tendo crises a cada 10 dias e tem melhorando bastante. O aparelho está numa estimulação de 3.3 miliamperes, que deverá ser aumentado de forma gradativa através do acompanhamento por teleconsulta que o menino está fazendo.


“Eu faria tudo de novo. Moveria cidades, estados e corações para salvar meu filho. Espero ter inspirando outras famílias a nunca desistirem, mesmo quando tudo parece perdido e também que os pais não abandonem suas esposas, filhos e famílias ao descobrir diagnósticos como o de autismo ou qualquer outro problema de saúde. Agradeço muito ao deputado Clodoaldo pela Cidadania e à Câmara de Cruzeiro do Sul também”, contou Marcus.



Título de Cidadão Cruzeirense

No dia 23 de outubro Marcus recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Cruzeirense, concedido pelo presidente da Casa, vereador Elter Nóbrega.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção