A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nessa quarta-feira, 17, durante uma fiscalização na BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre, uma carga de contrabando composta por itens eletrônicos, patinetes e medicamentos de origem estrangeira. Os produtos estavam no caminhão de uma transportadora sem nenhuma comprovação de regularidade de importação.
Os agentes encontraram uma caixa de isopor sem sistema adequado de refrigeração, onde eram transportados medicamentos estrangeiros, incluindo tirzepatida (Mounjaro) e retratutide, para obesidade, que ainda não é regulamentado no Brasil, o que representa risco à saúde pública. Outros itens apreendidos são aparelhos celulares, fones de ouvido e patinetes.
Segundo a PRF, há indícios de que a carga tinha como objetivo burlar o pagamento de impostos, caracterizando o crime de descaminho. Em relação aos medicamentos, a ausência de autorização e de nota fiscal configurou também o crime de contrabando. O material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.
“O material estava em um caminhão de uma empresa que faz o transporte de carga. São celulares de várias marcas e medicamento do Paraguai para enegrecer sem documentação adequada”, cita a PRF, Ingrid Souza.