Menu

Anistia a policiais aprovada na ALE-RO pode ser alvo de questionamento por inconstitucionalidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou, em sessão plenária realizada nesta terça-feira (16), um projeto que concede anistia administrativa a policiais militares processados em razão de manifestações por melhores salários e condições de trabalho. A proposta, no entanto, pode enfrentar questionamentos judiciais por possível inconstitucionalidade.

Projeto de teor semelhante já havia sido aprovado pelo parlamento estadual em 2018, mas foi barrado pelo entendimento de que a matéria fere a iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo — no caso, o governador — para legislar sobre o regime jurídico de servidores militares.

Anúncio

Na ocasião, a proposta previa anistia a policiais e bombeiros militares por atos, sindicâncias e processos administrativos relacionados a manifestações reivindicatórias, mas acabou sendo derrubada pela própria Justiça de Rondônia antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante desse histórico, caso prevaleça o mesmo entendimento jurídico, caberá exclusivamente ao governador Marcos Rocha decidir sobre eventual concessão de anistia, por meio de ato do Poder Executivo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.