Menu

Deputados garantem brechas para servidores da Saúde e Educação sem acordo com governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante reunião da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira, 17, pelo menos três emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) com previsão de R$ 13,8 bilhões que desagradam à articulação política do governo.

As emendas que garantem expressamente na redação por escrito o Reajuste Geral Anual (RGA), a recomposição das tabelas salariais da Educação de 10% e a brecha para que caso haja brecha na Lei de Responsabilidade Fiscal para efetivar o PCCR dos servidores da Saúde em 2026 foram aprovadas na COF por unanimidade, com apoio inclusive do lider do governo, deputado Manoel Moraes, que revelou que a manobra fazia parte de um acordo apenas entre deputados, sem o governo envolvido.

Anúncio

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) é o responsável pelas emendas da RGA e Recomposição da Educação e o deputado Adailton Cruz (PSB) é o autor da rubrica que beneficia os servidores da Saúde. O acordo prevê que todas as outras emendas dos deputados que serão propostas sejam derrubadas pelos deputados na COF.

O ac24horas apurou que a equipe política do governo estava ocupada assistindo o julgamento do governador Gladson Cameli no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e esqueceu e dar a devida a atenção nas articulações. O consenso até então não existia sobre essas pautas, mas após o presidente da COF, deputado Tadeu Hassem, não comparece a Aleac, segundo apurado, por discordar de posições governamentais, o cenário mudou.

A LOA deve ir para o plenário com essas três modificações-chave e a reportagem apurou que o governo acionou a chamada “tropa de choque” para conversar com deputados nos próximos instantes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.