Menu

Governo e parceiros anunciam 2º Fórum de Líderes do Terceiro Setor

Foto: Emely Azevedo/Seict
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A fim de aprimorar os serviços públicos destinados à população, fortalecer o associativismo nas comunidades e capacitar lideranças na captação de recursos que transformem o cotidiano dos cidadãos, o governo do Acre, a União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), a Federação das Indústrias (Fieac) e mais de 35 líderes comunitários da capital acreana anunciaram na última terça-feira, 16, a realização do 2º Fórum de Líderes do Terceiro Setor.

O evento será promovido em janeiro de 2026 e reunirá gestores públicos, presidentes ou membros de associações de moradores de todas as regionais da cidade, servidores públicos e palestrantes. O anúncio da atividade foi feito durante reunião na sede da UMAMRB, com a presença de representantes das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov) e do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre).

Anúncio

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, explica que o terceiro setor é composto por associações comunitárias, cooperativas, institutos, fundações, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e outros que desenvolvem atividades de interesse social ou público sem fins lucrativos. Segundo o gestor, é fundamental juntar as lideranças comunitárias para que a administração estadual tenha ainda mais efetividade na execução de melhorias em diversas áreas.

Anúncio foi feito em encontro com membros do governo, Fieac, UMAMRB e presidentes de bairros.

“O Fórum tem o objetivo de articular, com as entidades ligadas ao movimento comunitário, capacitações, orientações, assessoramento e regularização das organizações representativas, que têm um papel importante para complementar as ações do governo e dar voz às pessoas. O evento faz parte do Programa Protagonismo Colaborativo, lançado em 2022, que promove um ambiente de sinergia e colaboração entre as entidades e o poder público em muitas frentes”, diz.

Temas como captação de recursos pelas associações de moradores, elaboração de projetos e o papel dos líderes do terceiro setor serão abordados no 2º Fórum. Chefe do Departamento de Convênios e Parcerias Estaduais da Seplan, Elison Reis destacou que a melhor forma de construir políticas públicas é ouvir os anseios das comunidades: “O evento não só cumprirá esse papel como irá além. É mais um passo em direção ao objetivo de cuidar das pessoas da melhor forma”.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro Oscar Passos, Aldanira Nogueira, realizar a segunda edição da atividade em Rio Branco é uma demonstração de compromisso que o governo do Estado tem em se conectar de forma verdadeira com a população.

“Estamos muito felizes, o governo está cada vez mais presente na vida das comunidades. Tudo o que será trabalhado no fórum potencializará a nossa atuação e, com certeza, trará ainda mais novos benefícios”, avalia.

Evento capacitará lideranças comunitárias em diversas frentes. Foto: Emely Azevedo/Seict

Presidente da UMAMRB, Jorge Wenderson Cavalcante elogia a iniciativa do Estado em agregar as lideranças comunitárias para que sejam capacitadas e ajudem o governo na execução de demandas, propiciando que a população tenha uma vida melhor.

“O mais importante é que o Fórum tratará de todas as dificuldades que temos atualmente, o que ajudará a esclarecer dúvidas e otimizar o trabalho que cada associação faz. O Estado está de parabéns por nos ajudar”, aprova.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.