Destaque 2

Gefron já apreendeu quase 800 kg de drogas e R$ 14 milhões em ilícitos no AC em 2025

Por
Da redação ac24horas

O Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) apresentou nesta quarta-feira (17) o balanço das ações realizadas entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2025, evidenciando a intensificação do combate aos crimes transfronteiriços nas regiões de fronteira do Acre. Ao longo do período, o Gefron contabilizou 157 ocorrências, sendo 33 relacionadas ao tráfico de drogas e 54 ao crime de descaminho. As operações resultaram na apreensão de 341.029 maços de cigarros, na recuperação ou apreensão de 52 veículos e na retirada de 798,80 quilos de entorpecentes de circulação.


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, atribuiu os resultados aos investimentos feitos pelo governo estadual na área. “Esses resultados expressivos do Gefron são reflexo dos investimentos contínuos feitos pelo governo do Acre em estrutura, equipamentos, capacitação e valorização dos profissionais da Segurança Pública. O fortalecimento das forças de segurança tem sido prioridade, e os números mostram que estamos no caminho certo para combater o crime e proteger nossas fronteiras”, destacou.


O balanço aponta ainda a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões, reforçando o enfrentamento direto às organizações criminosas que atuam na região. No total, foram executadas 231 operações ao longo de 2025, com um valor estimado de R$ 14.167.863,00 em apreensões de produtos ilícitos.


Para o coordenador do Gefron, Assis dos Santos, os resultados refletem a eficiência do trabalho integrado entre as forças de segurança. “Os números apresentados são fruto de um trabalho estratégico, baseado em inteligência, integração entre instituições e comprometimento das equipes que atuam diariamente nas fronteiras. Em 2025, conseguimos causar um impacto direto nas organizações criminosas, retirando drogas, armas e produtos ilegais de circulação. Para 2026, nossa expectativa é ampliar ainda mais as operações, investir em tecnologia e fortalecer as ações preventivas, garantindo mais segurança à população acreana”, afirmou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas