Menu

Com votos a favor de Alan Rick e Bittar, CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria

Crédito: Roque de Sá/Agência Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei conhecido como PL da Dosimetria, que trata da redução das penas aplicadas a condenados por atos golpistas. Com a aprovação na comissão, o texto segue agora para votação no plenário do Senado. Os senadores Alan Rick (União Brasil-AC) e Márcio Bittar (União Brasil-AC) votaram a favor do projeto, alinhando-se à maioria da comissão. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apareceu no painel do Senado como voto ausente na deliberação.

O placar final registrado foi de 17 votos favoráveis e 7 contrários. No entanto, o resultado pode ser alterado. O senador Fabiano Contarato (PT-ES), único voto favorável do PT, afirmou em nota que votou por engano e solicitou à presidência da CCJ a correção do voto. Caso a mudança seja oficializada, o placar passará a ser de 16 votos “sim” e 8 votos “não”.

Anúncio

O PL da Dosimetria beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro deste ano, a 27 anos e 3 meses de prisão. A proposta altera critérios de dosimetria penal, permitindo a redução das penas aplicadas em casos relacionados aos atos antidemocráticos.

O projeto chegou ao Senado após aprovação na Câmara dos Deputados no último dia 10 e tem como relator o senador Esperidião Amin (PP-SC). Inicialmente, aliados de Bolsonaro defendiam a anistia ao ex-presidente, mas, diante da forte reação contrária da sociedade e de setores políticos, a estratégia foi reformulada para a redução das penas, dando origem ao PL da Dosimetria.

No último domingo (14), manifestações ocorreram em todo o país contra a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e contra o próprio PL da Dosimetria. Os protestos foram registrados em todas as capitais, com diferentes níveis de adesão. Com a aprovação na CCJ, o projeto segue agora para o plenário do Senado, onde deverá enfrentar novo debate e mobilização de parlamentares favoráveis e contrários à proposta.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.