O fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, sugeriu a anexação do estado do Tocantins a Goiás durante participação em um podcast do próprio movimento. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais e provocou ampla repercussão.
Na declaração, Renan citou o histórico político do Tocantins e afirmou que, desde 2003, no governo de Marcelo Miranda (MDB), o estado não teria tido governadores que concluíssem integralmente seus mandatos. Em contato com o g1, o dirigente reafirmou a fala, disse que considera o Tocantins um estado “maravilhoso”, destacou o crescimento impulsionado pela agricultura e defendeu que as duas unidades federativas “deveriam ser a mesma coisa”.
No podcast, Renan Santos afirmou ainda que o Tocantins não consegue manter um governador no cargo, associando as mudanças frequentes a casos de corrupção. Segundo ele, o estado teria sido criado de forma “artificial” e seria comandado por “uma elite política completamente parasita”.
“Essa elite política rouba, rouba, rouba, não consegue permanecer no poder e a gente paga. Aí tem que ter três senadores, oito deputados federais. Não vale a pena. Tocantins, volta para Goiás. Deixa Goiás administrar. Vai ser melhor para o Tocantins, para Goiás e para o Brasil”, declarou.