Menu

Acre lidera crescimento do setor de serviços no país

Foto: Diego Gurgel/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O setor de serviços do Acre registrou crescimento de 10% em outubro, na comparação com setembro, consolidando o estado como o de maior variação mensal do país no período. No acumulado do ano, a alta chega a 3,4%, refletindo o fortalecimento da atividade econômica e os efeitos de políticas de incentivo adotadas pelo governo estadual.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), da última sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado pela Agência de Notícias do Acre. O levantamento acompanha o desempenho de empresas formais com 20 ou mais empregados e analisa segmentos como transporte, tecnologia da informação, turismo, comunicação e serviços prestados às famílias, excluindo áreas como saúde, educação e serviços financeiros.

Anúncio

Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Barbary de Mesquita, o resultado expressivo está diretamente ligado aos incentivos fiscais concedidos pelo Estado e aos investimentos realizados pelo setor produtivo, com destaque para a cadeia da proteína animal. Segundo ele, a ampliação da capacidade produtiva das empresas tem impulsionado as exportações e fortalecido os negócios locais. “A cada ano, as empresas expandem seu potencial e, consequentemente, as exportações aumentam e os negócios também”, avaliou.

O desempenho positivo também acompanha ações recentes do governo voltadas ao estímulo do empreendedorismo. Em setembro, o governador Gladson Camelí assinou um termo de cooperação técnica e financeira com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implantação do programa Cidade Empreendedora nos 22 municípios acreanos. A iniciativa busca criar um ambiente mais favorável aos negócios e tende a impactar positivamente os indicadores econômicos nos próximos meses.

Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o governo estadual tem reforçado a gestão pública municipal e promovido o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na capacitação técnica das prefeituras, no incentivo ao empreendedorismo local e na modernização dos instrumentos de planejamento urbano e institucional.

O programa Cidade Empreendedora será executado com ações de consultoria, capacitação, eventos, missões técnicas e outras iniciativas voltadas à dinamização da economia local. Durante a assinatura da parceria, o governador Gladson Camelí destacou o impacto social das políticas adotadas. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas. Contribuir com um projeto que impulsiona a economia local e melhora a renda e a qualidade de vida da população é motivo de satisfação. A parceria com o Sebrae e a Aleac tem transformado a vida dos acreanos”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.