A norma baixada pela presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dulce Benício, pontua que a partir de 2026 todas as emendas parlamentares dos deputados estaduais e dos vereadores serão auditadas, para saber onde são aplicadas, qual o valor, tudo dentro do princípio da transparência dos recursos públicos.
Era o que se esperava desta nova fase do TCE. A fiscalização rígida e ampla será nos moldes do que está sendo feito pelo ministro do STF, Flávio Dino. Fala-se muita coisa não republicana da aplicação dessas emendas, que, inclusive, estariam servindo para campanha eleitoral.
A ação do TCE vai mostrar se é boato, verdade ou invenção. De tudo isso, a imprensa espera da presidente Dulce Benício, que dê ampla divulgação dessa ação, para que a apuração não fique entre as quatro paredes do TCE.
NÃO USEM MEU NOME
Em postagem ao BLOG, o senador Alan Rick (Republicanos) desautorizou qualquer candidato a deputado estadual do seu grupo falar ser seu protegido na disputa de uma vaga na ALEAC. Diz que trata todos os candidatos de forma igual e com transparência. Fica feito o registro.
VENCEDOR DE ELEIÇÃO
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, que partiu esta semana, foi o vencedor de muitas eleições. O Areal tinha uma força que é rara na política, conseguir transferir votos.
REDUTO FORTE
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tem um reduto eleitoral forte, a União do Vegetal, da qual é um dos frequentadores e membro. Gonzaguinha, dificilmente, deixará de se reeleger. Fora outros redutos que lhe são fiéis.
NÃO ENGANO O LEITOR
Recebi várias perguntas de leitores sobre o motivo de não comentar resultados em recente pesquisa. Respondi que, foi em respeito aos que fazem a leitura do BLOG. Uma pesquisa que no seu recorte mostra que 74% dos pesquisados não sabem em que vão votar para governador, publicar um resultado em cima desses dados, jamais, retrata a realidade. Significa que de dez pessoas pesquisadas, em torno de oito não sabem em quem votar. Como se vai basear um resultado na minoria? Não entro nessa, prefiro ficar de fora.
OSMIR, O SEGUNDO GALVEZ
Para quem não sabe, no Acre, tivemos o nosso segundo Luiz Galvez – aquele espanhol que criou o Estado Independente do Acre. Chama-se Osmir Lima. Como deputado federal constituinte apresentou um projeto na Câmara Federal separando o Acre do Brasil, que na época causou muita polêmica. Osmir explicou que o objetivo foi mostrar o abandono do Acre pelo governo federal. Coisas pitorescas da política, que precisam ser lembradas.
PODE ESQUECER
O vice-prefeito Alysson Bestene faz jogo de cena ao dizer que foca em ter um candidato único ao governo que tenha o apoio da prefeitura e do governo. Sabe ser quase impossível, nem a vice-governadora Mailza Assis (PP) e nem o prefeito Tião Bocalom (PL) pensam em recuar. Uma hora o Alysson terá que descer do muro.
VALIDADE NA CAMPANHA
O prefeito Tião Bocalom (PL) usa da ironia sobre os resultados de pesquisas longe da eleição. “Não acredito, não dou valor”, disse ao BLOG. Para o Boca, pesquisa só passa a ter credibilidade a partir do horário eleitoral, quando todos ficam sabendo quem são os candidatos e suas idéias. Na última disputa da PMRB, o Bocalom no começo aparecia sem chance de vitória e acabou eleito.
REDUTO FURADO
Um dos redutos mais furados em eleições é o município de Senador Guiomard. Para se ter uma idéia, 251 candidatos a deputados tiveram votos naquele nicho. O mais votado, com 1.900 votos, foi o deputado Nicolau Júnior (PP). Então, não contem com votações estupendas de candidatos à ALEAC, naquele município.
BRECOU EM TRÊS
O PSDB deu aquele tranco inicial para a formação da chapa para deputado federal, e brecou. Tem três candidatos certos: Vanda Milani, Minoru Kinpara e Pedro Longo. Precisa de outros seis nomes para fechar a chapa com nove. Não está fácil de achar.
PIOR SITUAÇÃO
Em pior situação estão PSD-MDB-PODEMOS, PDT, com sérias dificuldades para formar chapas competitivas para a Câmara Federal. Não adianta formar chapa que não consiga eleger um deputado federal.
EXPECTATIVA GERAL
Até o fechamento do BLOG o julgamento do governador Gladson Cameli no STJ, estava mantido para amanhã. A dúvida é se o ministro do STF, Gilmar Mendes, dará outra canetada transferindo a data de novo.
SÃO DESPREPARADOS
O projeto de dosimetria aprovado a toque de caixa na bisonha composição da Câmara Federal, foi descoberto no Senado que, com a atual redação, diminuirá a pena até de estupradores. O texto original será modificado ou não passará. Isso é o que dá aprovar um projeto em cima de ideologia. Como é fraca a atual composição da Câmara Federal!
NUNCA TINHA VISTO
Confesso nunca ter visto um esquema tão poderoso numa máquina estatal, como esse montado para eleger o médico pernambucano Fábio Rueda deputado federal. Não entendo o privilégio.
GERAÇÃO DE EMPREGO
Um fato relevante no mandato do deputado federal José Adriano (PP) é não ser um radical ideológico, sua posição na Câmara Federal vem sendo a de votar no que pode ajudar o País e o Acre. Vota com equilíbrio. O seu foco é na busca de projetos que possam gerar emprego e renda. Que são gargalos no estado,
BOM DISCURSO
O candidato ao governo pelo PSB, médico Thor Dantas, é qualificado, verbaliza bem suas teses, foi um guerreiro no combate à pandemia do Covid 19; sempre combateu os negacionistas, e o seu problema na campanha é o de não ser conhecido em todo estado. Nunca teve mandato.
QUANDO O CARNAVAL PASSAR
Estamos na fase das festas natalinas, de fim de ano, depois vem o carnaval, e somente depois dessas datas é que o bicho começa a pegar nas disputas para deputado, governador e senador.
TREINO DE APRONTO
O que acontece hoje é apenas uma espécie de treino de apronto para a partida principal, que acontecerá em 2026. Por isso, ninguém ganhou nada.
FRASE MARCANTE
“O ser humano nasce ignorante, mas não idiota. Ele torna-se idiota pela educação que recebe da sociedade”. Bertrand Russell.
























