Acre

SESI/AC encerra projeto com foco na saúde mental de profissionais da educação

Por
Da redação ac24horas

Uma noite de celebração, que contou com palestra do renomado mestre em Psicologia Positiva, especialista em Felicidade e Bem-Estar, Henrique Bueno, marcou, na última sexta-feira, 12, o encerramento do Projeto Conexão SESI, denominado “Projeto Cuidar: Primeiros Cuidados Psicossociais para Professores e Equipes Escolares do SESI/Acre”.


Durante o evento, realizado no auditório da FIEAC, o palestrante pontuou que mais felicidade começa com uma percepção mais ampla da vida e com escolhas melhores. “É possível construir uma educação para muito além das notas, uma educação focada na construção do bem-estar, começando pelo autocuidado dos docentes”, salientou.


Foto: Whilley Araújo/FIEAC

Em sua palestra, Bueno também apresentou ferramentas psicometricamente validadas da Psicologia Positiva para ajudar na construção de uma vida mais feliz. “É a partir desse autocuidado que os professores e demais profissionais da educação se tornam mais capazes de cuidar de seus alunos”, reforçou.


Já a psicóloga Hondina Melo de Souza, analista da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria do SESI/AC, destacou que o projeto contou com total apoio e foi subsidiado pelo Conselho Nacional do SESI. “Ao longo de três meses, foram realizadas diversas ações, com encerramento em um workshop que contou com a ilustre presença de Henrique Bueno. Nosso propósito é cuidar de quem cuida”, acrescentou.


Também presente ao evento, o superintendente do SESI, João César Dotto, exaltou a parceria com o Conselho Nacional do SESI e os resultados obtidos. “O Projeto Cuidar teve foco na saúde mental dos profissionais da educação, e agora é o momento de agradecer aos participantes e ao Conselho Nacional do SESI. Agradeço pela iniciativa e parabenizo todos os envolvidos”, assinalou.
Após a palestra de Henrique Bueno, os professores assistiram a um monólogo interpretado pelo artista Rhyan Victor Damasceno de Souza, que abordou o tema “Sob o Peso e a Luz”. Em seguida, os participantes participaram de um coquetel com som ao vivo.


Foto: Whilley Araújo/FIEAC

“Nos sentimos importantes para a instituição”, afirma professora

Participante do Projeto Cuidar, a professora da Escola SESI, Luciana Cristina, enalteceu a importância da iniciativa e afirmou que todos os momentos — desde a abertura, as oficinas até o encerramento — foram maravilhosos.


“Só temos a agradecer ao SESI. Precisamos estar bem e fortes para cuidar dos nossos alunos e colegas. O projeto nos proporcionou muita troca e até aprendizados simples, mas extremamente relevantes, como, por exemplo, a prática de exercícios de respiração em momentos mais delicados. Tivemos um acolhimento incrível e nos sentimos importantes para a instituição”, salientou a professora.


Foto: Whilley Araújo/FIEAC

O Projeto Cuidar contou com a atuação de facilitadores do SESI do Rio Grande do Sul — responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia dos Primeiros Cuidados Psicossociais para profissionais da área da educação —, envolvendo psicólogos e assistentes sociais.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas