Foto: Whilley Araújo/FIEAC
Uma noite de celebração, que contou com palestra do renomado mestre em Psicologia Positiva, especialista em Felicidade e Bem-Estar, Henrique Bueno, marcou, na última sexta-feira, 12, o encerramento do Projeto Conexão SESI, denominado “Projeto Cuidar: Primeiros Cuidados Psicossociais para Professores e Equipes Escolares do SESI/Acre”.
Durante o evento, realizado no auditório da FIEAC, o palestrante pontuou que mais felicidade começa com uma percepção mais ampla da vida e com escolhas melhores. “É possível construir uma educação para muito além das notas, uma educação focada na construção do bem-estar, começando pelo autocuidado dos docentes”, salientou.
Foto: Whilley Araújo/FIEAC
Em sua palestra, Bueno também apresentou ferramentas psicometricamente validadas da Psicologia Positiva para ajudar na construção de uma vida mais feliz. “É a partir desse autocuidado que os professores e demais profissionais da educação se tornam mais capazes de cuidar de seus alunos”, reforçou.
Já a psicóloga Hondina Melo de Souza, analista da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria do SESI/AC, destacou que o projeto contou com total apoio e foi subsidiado pelo Conselho Nacional do SESI. “Ao longo de três meses, foram realizadas diversas ações, com encerramento em um workshop que contou com a ilustre presença de Henrique Bueno. Nosso propósito é cuidar de quem cuida”, acrescentou.
Também presente ao evento, o superintendente do SESI, João César Dotto, exaltou a parceria com o Conselho Nacional do SESI e os resultados obtidos. “O Projeto Cuidar teve foco na saúde mental dos profissionais da educação, e agora é o momento de agradecer aos participantes e ao Conselho Nacional do SESI. Agradeço pela iniciativa e parabenizo todos os envolvidos”, assinalou.
Após a palestra de Henrique Bueno, os professores assistiram a um monólogo interpretado pelo artista Rhyan Victor Damasceno de Souza, que abordou o tema “Sob o Peso e a Luz”. Em seguida, os participantes participaram de um coquetel com som ao vivo.
Foto: Whilley Araújo/FIEAC
Participante do Projeto Cuidar, a professora da Escola SESI, Luciana Cristina, enalteceu a importância da iniciativa e afirmou que todos os momentos — desde a abertura, as oficinas até o encerramento — foram maravilhosos.
“Só temos a agradecer ao SESI. Precisamos estar bem e fortes para cuidar dos nossos alunos e colegas. O projeto nos proporcionou muita troca e até aprendizados simples, mas extremamente relevantes, como, por exemplo, a prática de exercícios de respiração em momentos mais delicados. Tivemos um acolhimento incrível e nos sentimos importantes para a instituição”, salientou a professora.
Foto: Whilley Araújo/FIEAC
O Projeto Cuidar contou com a atuação de facilitadores do SESI do Rio Grande do Sul — responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia dos Primeiros Cuidados Psicossociais para profissionais da área da educação —, envolvendo psicólogos e assistentes sociais.