Menu

Rio Juruá ultrapassa cota de alerta em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, ultrapassou a cota de alerta nesta segunda-feira, 15, e atingiu a marca de 11,88 metros. Nesse final de semana, o manancial chegou a atingir a marca de 11,96 metros.


A vazante que já teve início, de acordo com o Corpo de Bombeiros, deve prosseguir. “A gente já vem acompanhando também o Alto Juruá, inclusive ali na fronteira com o Peru, na foz do Rio Breu, desde o final de semana, e já apresenta vazante lá naquela comunidade. Então, a tendência aqui em Cruzeiro do Sul, nos próximos dias, é continuar baixando. Mas quando o rio atinge essa cota de alerta, significa que os órgãos públicos têm que manter alerta, manter uma fiscalização. No bairro da Lagoa, já começa a água a se aproximar de algumas residências, na parte do quintal ainda. Miritizal também, em algumas regiões onde tem os córregos, a água já entra também mais próximo da residência. Mas esse é um momento ainda que não tem tanta preocupação, porque as pessoas ainda conseguem acessar as suas residências ainda sem o uso de embarcação”, cita o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, major Josadac Cavalcante.

Anúncio


Ele destaca que as equipes da Defesa Civil Estadual, Defesa Municipal e Corpo de Bombeiro estão preparadas para atuar em caso de necessidade. Mas acredita que uma possível cheia do Juruá, só ocorra no próximo ano.


“A gente sabe que dezembro é um mês bastante chuvoso e todos os anos acontece dessa forma. O Rio atinge a cota de alerta ainda no mês de dezembro, permanece mais alto durante todo o mês e no mês de janeiro, normalmente, ali no final, atinge a cota de transbordo. Então, as equipes, tanto da Defesa Civil Estadual, Defesa Municipal e Corpo de Bombeiros, entram em campo com as atividades de resposta. Nesse momento, já estamos colocando em prática no que diz respeito à logística de material com as outras instituições para que, quando o Rio atinge a cota de transbordo, esses equipamentos e o pessoal estejam em condições de ser empregados. As previsões que temos aqui para o trimestre, dezembro, janeiro e fevereiro, é que nessa região oeste do estado, aqui principalmente na regional do Juruá,é que teremos chuva acima da média climatológica para esse período”, concluiu o militar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido