Foto: frame/vídeo
Um vídeo publicado nas redes sociais na noite desta segunda-feira (15) pelo ativista social Francisco Panthio mostra uma mulher, supostamente em situação de rua, sendo agredida por outra mulher em plena via pública, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. As imagens, que circulam amplamente na internet, geraram indignação e reacenderam o debate sobre a eficácia das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social na capital acreana.
Ao divulgar o vídeo, Panthio fez duras críticas à gestão municipal, cobrando resultados mais efetivos nas ações de acolhimento e atenção às pessoas em situação de rua. Em publicação, o ativista afirmou que medidas anunciadas como solução para reduzir o problema no centro da cidade, como a transferência do Centro Pop para o bairro Castelo Branco e a oferta de alimentação no restaurante popular da Baixada da Sobral, não vieram acompanhadas de ações estruturantes por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Eu sinceramente gostaria de ouvir uma fala de quem prometeu resultados nunca vistos na política de acolhimento e atenção à população em situação de rua na capital acreana”, escreveu. Segundo ele, a mudança física dos serviços não foi suficiente para enfrentar a realidade enfrentada na região. “Acontece que apenas fizeram a mudança e quase nada de ações via SUAS. Esse caso do vídeo virou rotina na Baixada da Sobral”, destacou.
Panthio também chamou atenção para o agravamento da situação, afirmando que, além de pessoas em situação de rua, há um número crescente de indivíduos com transtornos mentais vivendo sem acompanhamento adequado. “São muitos seres com transtornos mentais que estão à Deus dará”, completou.
Veja o video: