Menu

Mailza representa o Acre na 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam

Foto: Ingrid Kelly/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a vice-governadora Mailza Assis representou o Acre na manhã desta segunda-feira, 15, durante a 32ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam).

A reunião foi realizada de forma híbrida, presencialmente, em Belém (PA), e online, e contou com a participação de representantes e autoridades dos estados que compõem a Amazônia brasileira. Esta foi a última reunião do ano e teve como presidente o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valdo Ribeiro, com secretaria executiva do superintendente da Sudam, Paulo Rocha.

Anúncio

De acordo com a vice-governadora, esses encontros são fundamentais para o planejamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “Precisamos pensar no crescimento do povo amazônico de forma integrada, com responsabilidade social, econômica e ambiental. Esses espaços de diálogo e deliberação são essenciais para construirmos soluções sustentáveis e duradouras para a região”, destacou.

A pauta da reunião contou com quatro proposições. Os conselheiros analisaram e deliberaram sobre a programação financeira do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para o ano de 2026, o relatório de atividades do FNO referente a 2024, o calendário de reuniões do Condel para 2026, que foram aprovadas, porém, à definição da destinação de 1,5% dos valores de juros e amortizações de financiamentos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia voltadas ao desenvolvimento regional os conselheiros pediram vistas.

Durante o encontro, instituições participantes como a Petrobras, o Banco da Amazônia e a Sudam, entre outras, apresentaram os resultados alcançados em 2025, destacando iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento regional, além de deliberações e encaminhamentos pós-COP 30.

Entenda o que é o Condel

O Conselho Deliberativo da Sudam (Condel), instalado em 30 de maio de 2008, em Belém (PA), é um órgão colegiado responsável por acompanhar e avaliar a execução de planos e programas regionais voltados ao desenvolvimento da Amazônia, além de propor ajustes para o alcance dos objetivos institucionais.

O Conselho reúne-se trimestralmente, sob a presidência do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, tendo o superintendente da Sudam como secretário-executivo. Integram o Condel os governadores da Amazônia Legal, seis ministros de Estado convocados conforme a pauta, três prefeitos, três representantes do setor empresarial, três representantes dos trabalhadores e o presidente do Banco da Amazônia. Outros dirigentes podem participar como convidados, sem direito a voto.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.