Uma inundação em um garimpo localizado na região de Maués, no interior do Amazonas, resultou na morte de dois trabalhadores e no desaparecimento de um terceiro. O caso foi registrado no Garimpo do Abacaxi, após uma forte chuva atingir a área na tarde de quarta-feira (10).
As vítimas fatais foram identificadas como Anderson Martins da Silva, de 28 anos, e um jovem de 20 anos conhecido apenas como Pedro. Eles estavam dentro de uma galeria subterrânea no momento em que o local foi tomado por água e lama. Um quarto garimpeiro conseguiu escapar e sobreviveu ao acidente.
De acordo com informações apuradas no local, a galeria onde o grupo trabalhava possui cerca de 25 metros de profundidade e mais de 30 metros de extensão. A suspeita é de que o alagamento tenha sido provocado pelo rompimento de uma barragem utilizada na atividade de mineração artesanal.
Os corpos foram localizados apenas na noite de quinta-feira (11), após equipes conseguirem drenar a água acumulada e remover a lama para acessar a estrutura subterrânea. As buscas continuam na tentativa de localizar o terceiro trabalhador que permanece desaparecido.