O estado do Acre participa, desde esta quarta-feira (10) e até sexta-feira (12), da edição especial do Exporta Mais Brasil – Cooperativas 2025, promovida pela ApexBrasil, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Governo da Bahia, em Salvador (BA). O encontro reúne mais de 200 cooperativas de todo o país e 30 compradores internacionais de 22 países, em uma programação voltada à expansão do cooperativismo brasileiro no comércio exterior, incluindo mentorias, capacitações e rodadas de negócios.
A delegação acreana integra o evento com representantes de cooperativas de diversas cadeias produtivas, apoiados institucionalmente pela ApexBrasil, Sebrae e MDA. A presença do Acre reforça a força econômica da bioeconomia amazônica e o avanço do estado na pauta exportadora de produtos sustentáveis da floresta.
A cerimônia oficial ocorreu nesta quinta-feira (11), no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, entre outras autoridades.
Jorge Viana destaca mudança histórica na inserção internacional das cooperativas
Durante a abertura, o presidente da ApexBrasil destacou o compromisso do governo federal com o fortalecimento do cooperativismo e o salto histórico que o setor começa a vivenciar no comércio exterior:
“O governo do presidente Lula incentiva as exportações, e a Apex, que é a agência brasileira responsável por promover o que o Brasil tem de melhor na exportação e na atração de investimentos, criou o programa Exporta Mais. Esse programa já vendeu quase um bilhão de reais. Já trouxemos mais de 450 compradores do mundo inteiro, e aqui na Bahia estamos fazendo um grande encontro de cooperativas, firmando cooperações e convênios para dividir a história das cooperativas entre um antes e um depois.
Estou falando de exportações: 450 cooperativas serão incluídas no programa no próximo ano. Firmamos aqui o compromisso de qualificar 200 delas para que possam ser certificadas para exportar, e outras 250 vamos levar para o mundo. Isso já começou. Nesta semana trouxemos 30 compradores de 22 países, que vão se reunir com as cooperativas, conhecer os produtos e firmar contratos. Normalmente, já saímos com compromissos de venda. Vamos esperar as próximas rodadas para verificar o volume final, mas asseguro que muitas cooperativas sairão daqui com contratos encaminhados”.
Viana também reforçou a articulação internacional da ApexBrasil:
“A Apex tem escritórios em vários países e mobilizamos essas unidades para identificar compradores. Aqui temos representantes de grandes redes de varejo e atacado de diversos países, todos na Bahia para conhecer e comprar produtos que vêm das cooperativas e da agricultura familiar”.
Na cerimônia, foi lançado o programa Cooperar, Crescer e Exportar, que prevê a qualificação de mais de 200 cooperativas pelo PEIEX Agro, 125 mentorias especializadas e 250 vagas exclusivas para ações de promoção internacional promovidas pela ApexBrasil a partir de 2026.
O Acre é representado por cooperativas das cadeias da castanha, café, farinha, frutas nativas, mel, proteína animal, artesanato e bioeconomia, setores que têm se consolidado como pilares das exportações sustentáveis da região. Entre as cooperativas presentes estão Cooperacre, Coopercafé, Coopercintra, Cooperxapuri, Coopaf, Acreverde, Coopermóveis, Açaí Coop Feijó, Cooperfarinha, entre outras.
A diversidade demonstra o fortalecimento da economia florestal acreana e a capacidade crescente das cooperativas de se inserirem competitivamente no mercado internacional.
*Valdemiro Rocha: “O Acre vive um novo ciclo no cooperativismo e estamos preparados para chegar mais longe”*
O presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, que acompanha a delegação em Salvador, ressaltou o momento estratégico e fez um agradecimento especial à ApexBrasil:
“O Acre vive um novo ciclo no cooperativismo. Hoje estamos diante de compradores do mundo inteiro apresentando produtos que nascem da floresta e geram renda para milhares de famílias. Essa participação reafirma que nossas cooperativas estão preparadas para dar novos passos, conquistar mercados internacionais e fortalecer ainda mais a economia regional.
Quero agradecer especialmente ao presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, por acreditar nas cooperativas acreanas e por abrir portas para que possamos chegar mais longe. O trabalho da Apex tem sido fundamental para transformar potencial em resultados concretos para o Acre e para todo o cooperativismo brasileiro”.
As cooperativas acreanas participam de rodadas de negócios com compradores de mais de 20 países, trilhas de aprendizagem sobre estratégias de exportação, atendimentos técnicos, mentorias especializadas e encontros temáticos sobre empreendedorismo feminino e inclusão produtiva.
Os setores contemplados incluem cacau e chocolate, café, castanha, frutas e açaí, mel, cachaça, artesanato, proteína animal e produtos agroindustriais.
Segundo a ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil já realizou 41 edições desde 2023, conectando mais de 1.400 empresas brasileiras a 441 compradores internacionais e gerando expectativa de negócios superior a R$ 900 milhões, números que devem crescer com a edição dedicada às cooperativas.
A delegação acreana é formada por representantes de 11 cooperativas, com atuação em diferentes ramos de atuação e cadeias produtivas, são elas:
COOPERACRE
• Kássio Almada Nobre
*Açaí Coop Feijó*
• Julia Graciela de Sousa Gomes
*Coopel*
• Ezequiel Rodrigues de Oliveira
*Coopaf – Polo Geraldo Fleming*
• Jonisete de Lima Mendes
*COPASFSE*
• Nilva da Cunha de Lima
*Coopercafé*
• Francisco Romualdo da Silva
• Aldeni Lima Menezes
• Erion Macie de Macedo
• Carlos Ramalho de Oliveira
• Jonas Lima
*Coopercintra*
• Queline Gomes de Souza
*Cooperxapuri*
• José de Souza Araújo (José Filhão)
*Sicredi Biomas*
• Odemir Romano Bechlin
*Sicoob Credisul*
• Murilo de Souza Alonso
*Sicoob Uni Acre*
• Patrik Bruno Queiroz Pinheiro
*COOPERPARQUET*
• Joelma Brasil