Foto: Agência TJAC
O Tribunal de Justiça do Acre realizou nesta quarta-feira, 10, a diplomação e cerimônia de posse das juízas e juízes de paz que foram eleitos para atuarem na capital acreana. O evento ocorreu no Fórum dos Juizados Especiais da Cidade da Justiça de Rio Branco.
Na capital acreana, para o mandato 2026-2030, foram eleitos Alicia Rodrigues com 1.170 votos, Cleide Silva com 860 votos e Frank Batista com 817 votos. São suplentes: Janine Dourado, Marizete Bento, Capelão Sidiclei Silva, Mirella Martins, Luciene Freitas e Ednardo José.
Após a diplomação, o rito de posse prosseguiu com a assinatura do Termo de Posse e a declaração de compromisso: “Prometo bem e fielmente cumprir a Constituição e as leis do Brasil. Exercer com ética, imparcialidade e dignidade o cargo de juiz de paz, para o qual fui eleita, visando sempre o bem da sociedade”
A juíza de paz mais votada discursou em nome de todas e todos candidatos. “Esse é um dia significativo e especial, porque é um passo de progresso e democracia. Parabéns ao Tribunal pelo empenho de realizar uma eleição transparente e agradeço aos eleitores que se dispuseram a ir votar e contribuir com esse momento”, afirmou.
Em seu pronunciamento, a presidente da Associação dos Magistrados do Acre, juíza Olívia Ribeiro, também enfatizou o simbolismo da atividade. “Esse é um ato histórico para o Judiciário, porque ao tempo em que cumpre o que estabelece a Constituição Federal, também é o primeiro tribunal a despontar no país ao realizar a eleição e dar posse aos eleitos”, ressaltou.
Por fim, a presidente da comissão eleitoral de Rio Branco e a titular da Vara de Registros Públicos, juíza Luana Campos desejou votos de sucesso aos empossados, para que eles representem bem o Poder Judiciário e honrem o dever público.
A solenidade cumpriu o protocolo de acessibilidade e foi traduzida integralmente em Libras. Também prestigiou o evento o secretário-geral do Ministério Público do Acre, promotor de Justiça Gláucio Oshiro.
Fonte: TJAC