Menu

Haja candidaturas

Pela quantidade dos nossos candidatos ao senado a disputa pelas nossas duas vagas continua imprevisível.


Se candidato for, e tudo nos leva a crer que sim, tamanho é o seu interesse e favoritismo, o governador Gladson Cameli ocupará uma das duas vagas do senado que entrará em disputa nas eleições e 2026, e em isto se confirmando, a meia dúzia dos nossos candidatos ao senado disputarão apenas uma, e não duas vagas.


Não apenas pela quantidade dos candidatos, sim e também, por suas qualificações e seus capitais eleitorais, nem mesmo as pesquisas eleitorais estarão em condições de apontar, com bastante antecedência, quem será eleito para ocupar a 2ª vaga do senado que entrará em disputa nas eleições de 2026.


Entre os disputantes, dois deles, os senadores Márcio Bitar e Sérgio Petecão buscam as suas reeleições e o deputado federal, Eduardo Veloso e duas ex-deputadas federais, Jéssica Sales e Mara Rocha, já reafirmaram as suas candidaturas.


Afora o favoritismo do candidato Gladson Cameli, conforme esperado, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana já declarou que também irá navegar nas águas que possam reconduzi-lo ao senado.


Enquanto candidato ao senado, isto nas eleições de 2004, jamais imaginaria que me tornaria vítima da matemática eleitoral, e com a qual contribuí. Na referida eleição, o favoritismo do candidato Nabor Junior era de tal ordem que no imaginário dos demais candidatos só restaria uma vaga em disputa.


Como a então candidata Marina Silva, no início de sua campanha ao senado ela sequer chegava aos 3% de aceitação, tanto eu quanto os outros dois candidatos, o senador Aluizio Bezerra, este em busca de sua reeleição e o ex-Senador Jorge Kalume, recomendávamos aos nossos fieis eleitores e cabos-eleitorais que, em última análise, dirigissem o seu 2º voto para a candidata Marina Silva.


A partir de então a candidatura Marina Silva foi ganhando musculatura eleitoral, e no que parecia impossível, ela veio ser eleita e superando a votação do próprio favorito, Nabor Junior.


Portanto, aos nossos candidatos ao senado, muito oportunamente, recomendo. Para além de suas sedutoras propostas e promessas, tomem todos os cuidados com a matemática eleitoral, do contrário, ela poderá levá-lo à derrota.


Não tão ausente, mas um tanto quando distanciado do dia a dia da nossa atividade política/eleitoral, aos nossos “senadoráveis” recomendo: dado as múltiplas candidaturas todos os seus cuidados serão poucos. Para tanto busquem identificar como a senadora Marina Silva se elegeu.