A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul realizou na noite dessa terça-feira, 9, no Teatro dos Nauas, a cerimônia anual de entrega da Moções de Aplauso, reconhecendo 25 personalidades que se destacaram pela contribuição à sociedade cruzeirense.
O presidente da Câmara, vereador Elter Nóbrega, destacou que o evento simboliza o agradecimento público a cidadãos que prestaram serviços relevantes ao município, em diferentes áreas. “Esse é um momento especial para toda a sociedade de Cruzeiro do Sul e para a Câmara de Vereadores, porque fazemos o reconhecimento das pessoas que realmente têm algo relevante prestado à sociedade”, afirmou. O parlamentar ressaltou que as indicações contemplam profissionais de múltiplos segmentos. “Servidores públicos, presidentes de bairros, empresários, secretários. É uma gama ampla de pessoas que fazem parte e contribuíram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul”.
Elter também explicou que a Casa adotou um novo formato para a concessão das homenagens, limitando-as a uma única edição anual. Segundo ele, o objetivo é valorizar o mérito e evitar que a honraria seja banalizada. “Criamos um projeto de resolução no início da legislatura, para que a moção fosse concedida apenas uma vez por ano e cada vereador pudesse indicar duas pessoas. Antes, as homenagens eram frequentes, praticamente semanais, e isso acabava tirando o peso da distinção”, declarou.
Entre os homenageados esteve o major Ocimar Farias, do Corpo de Bombeiros, que recebeu a moção de aplausos das mãos do pai, o vereador Mazinho da BR. Emocionado, o major destacou a importância do reconhecimento. “Fico extremamente feliz e agradecido pela homenagem, não só a mim, mas a todas as pessoas que prestaram serviços à população de Cruzeiro do Sul. Considero uma justa homenagem às pessoas que deixaram um legado em forma de trabalho e dedicação”, disse.
Ex-subcomandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros no município e também atuante no Colégio Militar, Farias lembrou da trajetória de serviço à comunidade. “Nos esforçamos para dedicar o nosso melhor e realmente deixar a população assistida no quesito segurança pública. Isso torna a gente bastante feliz nesta noite, com essa homenagem que reconhece os serviços prestados à cidade”.
Uma homenageada não pôde comparecer e a vereadora Monelisse também esteve ausente por questões relacionadas à gravidez. A cerimônia encerrou o calendário legislativo de eventos de 2025.