Categorias: Nacional

Glauber Braga é retirado à força após ocupar a Mesa Diretora da Câmara

Por
Metropoles

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) foi retirado à força da Mesa da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9/12). Pouco antes, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) havia determinado o esvaziamento do plenário, impedindo a imprensa de entrar no local.


“A única coisa que eu pedi ao Hugo Motta foi que ele tivesse comigo 1% do tratamento que teve com aqueles deputados que sequestraram a Mesa Diretora da Câmara”, declarou Gauber após ser retirado, referindo-se aos parlamentares bolsonaristas que ocuparam o plenário da Casa, em agosto, contra prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Imagens de dentro do plenário mostram a Polícia Legislativa retirando o deputado, que demonstra resistência. Ao seu redor, deputados protestam, enquanto outros filmam a situação.


Glauber ocupou a Mesa Diretora nesta terça em protesto contra a decisão de Motta de votar o processo de cassação do psolista. A situação ocorreu antes da sessão que iria votar o PL da Dosimetria, que reduz a pena de Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe.


Após a confusão no plenário, a sessão da Câmara foi cancelada. Não há confirmação se pode ser remarcada ainda nesta terça.


Processo de cassação

Glauber Braga é acusado de quebra de decoro parlamentar ao expulsar da Câmara com chutes o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril de 2024.


Nesta terça, Motta pautou para a sessão plenária desta quarta-feira (10/12) a cassação do mandato do psolista e da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ) deverá ser analisado na semana seguinte. O plenário da Casa decidirá o futuro dos parlamentares.


Compartilhe
Por
Metropoles