Foto: SAERB/divulgação
Uma informação alarmista que circulou em portais e redes sociais do Acre nesta terça-feira (9) sobre um suposto colapso no abastecimento de água em Rio Branco foi oficialmente desmentida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). A fake news afirmava que um erro operacional teria danificado um transformador essencial e que a capital poderia ficar até 120 dias sem água, cenário classificado pela autarquia como “inexistente”.
De acordo com o presidente do SAERB, Enoque Pereira, houve, de fato, uma falha elétrica pontual no sistema, mas sem qualquer risco de paralisação prolongada. Segundo ele, a situação foi tratada de forma preventiva e já está em processo de normalização. “Na verdade houve uma falha elétrica lá. A substituição tem três transformadores grandes, inúmeros cabos, e ontem, nas paradas que a gente fez, na substituição de um transformador houve falha. Então a gente parou tudo por precaução. Vamos colocar um novo agora, que já está chegando. Não tem esse período aí que foi divulgado. Isso é uma fake news que está causando um caos da informação de uma coisa que não existe”, afirmou o gestor.
O boato, espalhado principalmente em redes sociais e sites locais, falava em “imperícia operacional”, destruição de um transformador sem reposição imediata, falta de peças no mercado e um cenário de desabastecimento prolongado em diversos bairros. Também foram relatadas, de forma sensacionalista, situações de colapso total no fornecimento de água, o que foi negado pela autarquia.
Ainda segundo Enoque Pereira, o SAERB estuda medidas jurídicas contra os responsáveis pela disseminação das informações falsas. “Vamos apurar, sim. Se alguém inventou isso, alguém vai ter que responder. Nós estamos empenhados em voltar a captação e normalização da cidade. É complicado lidar ao vivo com uma notícia alarmante que não condiz com a realidade”, disse.
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco informou que o abastecimento das regionais atendidas pela ETA 2 começará a ser restabelecido a partir desta quarta-feira (10), em razão das fortes chuvas registradas na segunda-feira (8), que impactaram o sistema.
A autarquia também confirmou que abriu investigação interna para apurar a origem das informações atribuídas a um “suposto funcionário” e reforçou o pedido para que a população não compartilhe conteúdos sem verificação prévia.