Destaque 3

Alunos da UAP bloqueiam ponte após aumento em taxas acadêmicas

Por
Saimo Martins

Estudantes da Universidade Amazônica de Pando (UAP), em Cobija, na Bolívia, realizaram nesta terça-feira (9) um bloqueio da Ponte Internacional, principal via de ligação com o Acre. A manifestação ocorre após denúncias de aumentos considerados abusivos nos valores cobrados por documentos acadêmicos, com reajustes que chegam a 200%.


Segundo informações repassadas ao ac24horas, o protesto interrompe temporariamente o fluxo de pedestres e veículos entre os dois países, impedindo a passagem de bolivianos para o Brasil e de brasileiros para a Bolívia. A mobilização tem impacto direto no comércio, no trabalho e no deslocamento diário de moradores da região de fronteira.


De acordo com os universitários, os reajustes atingem de forma mais severa os estudantes estrangeiros, principalmente brasileiros. Taxas que antes variavam entre 50 e 100 bolivianos passaram a custar mais de 500, 600 e, em alguns casos, até 2.875 bolivianos, gerando revolta e acusações de tratamento desigual em relação aos alunos bolivianos.


VEJA O VÍDEO:


Compartilhe
Por
Saimo Martins